Encontrar a maneira certa de estudar e conseguir alcançar os objetivos acadêmicos pode ser uma tarefa complicada. Mas graças ao uso da inteligência artificial, essa tarefa pode se tornar mais fácil. Claro, se utilizada da forma correta. Confira algumas dicas e que o Olhar Digital listou sobre o uso das IAs (Inteligências artificiais) nos estudos e como elas podem te ajudar!

Leia mais:

1 – Aprendizado personalizado com IA

A IA personaliza o aprendizado de cada aluno, adaptando os conteúdos e as atividades de acordo com suas necessidades e interesses individuais. Isso pode auxiliar os alunos a alcançar uma melhor absorção do conteúdo das aulas.

Como exemplo, podemos imaginar que uma dada plataforma de estudos online pode usar IA para identificar as áreas de dificuldade de cada aluno e fornecer conteúdos e atividades personalizados para ajudá-los a ter uma melhor desempenho nos estudos. Em resumo, seria como um tutor virtual baseado em IA que se adaptaria às instruções e feedbacks em relação às necessidades individuais de cada aluno.

publicidade
ChatGPT
(Imagem: Tada Images / Shutterstock)

Claro, esse uso é pensado mais para ser implementado por universidades, escolas e plataformas de estudo. Como aluno, o ChatGPT, por exemplo, pode ser usado para te ensinar diversas coisas no seu próprio ritmo. Basta fazer as perguntas certas, tomando cuidado para não pedir nada muito atualizado, já que seu banco de dados vai até setembro de 2021 e sua navegação web ainda tem seus problemas.

2 – Gerenciamento de tempo e agenda

Uma forma interessante de aplicar IA nos estudos é no gerenciamento de tempo. A IA pode fornecer lembretes, agendar compromissos e organizar informações. Isso ajudaria os alunos a manter o foco e alcançar uma melhor produtividade.

Como exemplo, o aplicativo Copilot da Microsoft, disponível na versão paga do Office 365, pode auxiliar no gerenciamento de tempo. O usuário pode usar o Copilot como um verdadeiro assistente pessoal e manter os compromissos em dia por meio de alerta em qualquer dispositivo com sua conta do Office 365.

Imagem: Divulgação/Microsoft

3 – Resumo de conteúdos

Com o uso do ChatGPT, Google Bard e afins, é possível criar resumos instantâneos de qualquer texto. Para isso, basta o aluno copiar todo o conteúdo para o prompt de comando e orientar a IA a fazer um resumo dos tópicos mais importantes do conteúdo que deseja sintetizar.

4 – Correção ortográfica

Entre as muitas funções que as IAs conseguem desenvolver está a de corrigir um grande volume de texto em um curto espaço de tempo. As IAs fazem essa tarefa em apenas alguns milésimos de segundos, reduzindo o tempo que o aluno levaria para fazer uma correção manual. Assim, o aluno pode se concentrar em outros assuntos pertinentes aos seus estudos.

5 – Produção de roteiros para apresentações

O uso da IA pode auxiliar os alunos a organizar a ordem das informações e decidir quem do grupo fala primeiro em uma apresentação, por exemplo. Basta o estudante direcionar para a IA qual o tipo de apresentação desejada e colar conteúdo que será apresentado para obter uma resposta imediata.

Ressalvas quanto à utilização da IA

É importante lembrar que mesmo as IAs mais rápidas e inteligentes podem cometer erros. Por isso, é sempre recomendável verificar os fatos apresentados pelas IAs para evitar erros de dados.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!