A Tesla divulgou o relatório financeiro do quarto trimestre de 2023 há pouco tempo e provou que é a maior montadora de carros elétricos do mundo por um motivo. Foram quase 2 milhões de veículos produzidos e a expectativa é subir o número para 2,35 milhões em 2024, apoiada por novas fábricas. No entanto, a empresa de Elon Musk não está sozinha e enfrentará a concorrência acirrada da BYD por mais um ano.

Veja um balanço das unidades produzidas ao redor do mundo.

Leia mais:

Potencial da Tesla

O relatório do quarto trimestre mostrou que foram 1.845.985 milhões de veículos produzidos em 2023. O potencial de fabricação anual estimado pela Tesla para 2024 é de 2,35 milhões de unidades.

publicidade

Isso será apoiado pelas fábricas e gigafábricas da empresa espalhadas pelos Estados Unidos.

Produção nas fábricas e gigafábricas dos EUA

Veja um balanço do potencial das fábricas e gigafábricas da Tesla em apoiar a produção:

Freemont

Segundo a Tesla, a fábrica de Freemont produziu quase 560 mil modelos em 2023.

A expectativa é de produzir 550 mil Model 3 e Model Y por ano, e até 100 mil Model S e Model X.

tesla
Imagem: Vitaliy Karimov/Shutterstock

Giga Nevada

A primeira gigafábrica da montadora está em Nevada e foca na produção de bateria de íons de lítio do tipo 2170 em parceria com a Panasonic (assim como outros produtos relacionados).

Segundo o InsideEVs, a expectativa é de aumentar a produção em 10% em 2024. Isso vem em meio a um investimento de US$ 3,6 bilhões para ampliar o espaço e passar a fabricar mais, inclusive adicionando os caminhões elétricos da marca à linha.

Se for concretizada, a produção pode chegar a 100 GWh em baterias e até 50 mil caminhões Tesla Semi por ano.

Giga Texas

  • A Giga Texas, em Austin, é outra importante unidade de produção – inclusive, fica na mesma cidade onde a Tesla tem sede.
  • Por lá, a marca produz 5 mil unidades de duas versões do Tesla Model Y desde abril de 2022, além de baterias tipo 2170 e 4680. Desde o quarto trimestre de 2023, a unidade também produz a picape Cybertruck.
  • A capacidade anual é de produzir mais de 125 mil veículos.
  • Já nas baterias, a promessa é de fabricar mais de 20 milhões de unidades da 4680.
  • O próximo veículo da Tesla, inclusive, deve ser produzido por lá.
Fábrica da Tesla em Freemont (Foto: Tesla/Divulgação)

Tesla fora dos EUA

Fora dos Estados Unidos, a Tesla tem uma gigafábrica em Xangai com potencial para produzir mais de 950 mil Model 3 e Model Y por ano. A unidade foca em modelos para exportação e representa metade da capacidade total de produção da montadora mundialmente.

Outra unidade, a Giga Berlim, fica em Grünheide, na Alemanha. Lá, a empresa produz o Tesla Model Y desde março de 2022. O modelo é alimentado pelas baterias tipo 2170. No ano passado, a Tesla anunciou que produziu 5 mil unidades do carro por semana e que a capacidade anual estimada é de 375 mil.

Uma próxima Giga Factory será instalada no México, em Santa Catarina, próximo a Monterrey. A fábrica será destinada a modelos elétricos da próxima geração (potencialmente o carro acessível de que Elon Musk tanto fala), o que já poderia começar em 2025.