O Instituto de Física (IF) da USP promoverá o Curso de Verão 2024 entre 19 e 23 de fevereiro, voltado para estudantes de graduação e início de pós-graduação. A ideia do curso é ampliar o conhecimento geral em física e ajudar na escolha da área de especialização. As inscrições, gratuitas, vão até a próxima sexta-feira (09).

Para quem tem pressa:

  • O Instituto de Física da USP realizará o Curso de Verão 2024 de 19 a 23 de fevereiro, destinado a estudantes de graduação e início de pós-graduação;
  • O curso tem como objetivo ampliar o conhecimento geral em física e ajudar na escolha da área de especialização. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a próxima sexta-feira (09);
  • Coordenado pelos professores Valdir Guimarães e Gustavo Canal, o curso contará com palestras e minicursos ministrados por docentes do instituto. As atividades ocorrerão no Auditório Abrahão de Moraes, na Cidade Universitária, em São Paulo (SP);
  • Os tópicos das palestras incluem desenvolvimento de vacinas, diagnósticos ópticos, física das mudanças climáticas, física de plasmas, fusão nuclear e simulações computacionais. Os minicursos abordarão temas como termodinâmica em seres vivos e introdução à física nuclear;
  • Além das palestras e minicursos, o curso oferecerá visitas a laboratórios como o de cristalografia e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), com vagas limitadas por visita.

O formato do curso será híbrido, com opções presencial (com certificado) e online (sem certificação), conforme divulgado pelo Jornal da USP. As inscrições podem ser feitas por meio de um link disponibilizado pela instituição.

Leia mais:

Curso de Verão sobre física

Rapaz em laboratório no Instituto de Física da USP
(Imagem: Marcos Santos/USP Imagens)

Coordenado pelos professores Valdir Guimarães e Gustavo Canal, o curso incluirá palestras e minicursos ministrados por docentes do instituto (confira a programação completa). Os temas das palestras incluem:

publicidade
  • Desenvolvimento de vacinas;
  • Diagnósticos ópticos aplicados à fusão termonuclear;
  • Física das mudanças climáticas;
  • Física de plasmas;
  • Fusão nuclear;
  • Simulações computacionais de interfaces água/metal.

Entre os minicursos destacam-se: “Seres vivos: uma máquina termodinâmica” e “Introdução a medidas em Física Nuclear utilizando detectores de partículas carregadas”. O primeiro aborda como os seres vivos funcionam como máquinas termodinâmicas, enquanto o segundo utiliza equipamentos de física nuclear para experiências práticas.

O curso também incluirá visitas a laboratórios como o de cristalografia, Pelletron, tokamak TCABR, Semicondutores e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), com limitações de alunos por visita. Para se inscrever, os interessados devem escolher duas oficinas e enviar o histórico escolar em formato PDF de sua instituição de ensino superior.

As atividades, como palestras e minicursos, serão realizadas no Auditório Abrahão de Moraes, localizado na Cidade Universitária, em São Paulo (SP). A programação completa do evento está disponível no site do Instituto de Física da USP.