Se você tem um telefone celular, sabe usar os dados móveis, que acessamos quando não temos sinal de Wi-Fi disponível. Mas o que significa exatamente dados móveis e as letras e números que o acompanham, você sabe?

Bom, vamos explicar cada um deles agora e você entenderá a diferença entre eles e como funciona cada tipo. Para começar, vamos entender o significado de dados móveis. Eles são uma forma de ligação para smartphones, tablets e modems através da telefonia celular.

Leia mais:

O que são dados móveis e como eles funcionam?

Tráfego dados móveis
Imagem: shutterstock/NicoElNino

Os dados móveis permitem que você acesse sites e use apps no seu celular ou tablet, mesmo quando está fora de casa e sem acesso ao wi-fi. Portanto, são parte essencial da nossa vida, que precisamos estar sempre conectados em qualquer lugar. 

publicidade

Os dados móveis são uma conexão à Internet fornecida por um provedor de rede móvel (como a Vivo, a Claro e a Oi). Os dados móveis são medidos em megabytes (MB) e gigabytes (GB). 

O uso de dados é a quantidade de dados que seu smartphone envia por upload ou recebe por download usando dados móveis. Para garantir que você não esteja fazendo uso excessivo do seu plano de dados, verifique e mude seu uso de dados. 

Uma boa dica para usar menos dados móveis é o recurso “Economia de dados”. Para permitir que apps sejam executados em segundo plano usando dados móveis, ative a opção “Dados irrestritos” para eles.

Os aplicativos que mais consomem dados do seu plano são aqueles que precisam carregar fotos e vídeos, como Facebook e Instagram, ou então que permitem que você jogue online. Por conta disso, um dos principais macetes para economizar internet é evitar acessar esses apps fora do Wi-Fi.

Agora você já sabe o conceito, já que na prática já ativa ou desativa os dados móveis e alterna automaticamente quando tem uma rede wi-fi disponível. 

O que significam as letras nos dados móveis?

Agora vamos saber o que significam as letras que aparecem ao lado da barra de sinal do celular. Elas indicam a tecnologia usada para acessar a internet e também a velocidade da sua conexão.

Imagem: Rodrigo Mozelli (gerado com IA)/Olhar Digital
  • O que significa G no celular?

A mais popular e famosa é a letra ‘G’, que representa a geração da rede de internet móvel, enquanto os números indicam a evolução a cada versão. Ou seja, quanto maior o número, a tecnologia é mais avançada e mais recente. 

Quando o celular exibe o ícone de rede G, significa que está com uma conexão de dados GPRS (General Packet Radio Service), que faz parte da tecnologia 2G. O GPRS está presente no Brasil desde 2002, e permite velocidades máximas de download de 114 kb/s.

As redes 2G, 3G, 4G e 5G diferem em termos de velocidade de transmissão. Vamos a elas:

  • O que significa 3G no celular?

O 3G é a sigla para a terceira geração de tecnologia de telefonia móvel. É uma tecnologia sem fios que permite a transferência de dados em alta velocidade. 

Foi lançado no início dos anos 2000 e consolidou o acesso à internet através dos aparelhos celulares. 

Tem uma velocidade de dados, em média, 15 vezes maior que as gerações anteriores. Ele também apresenta algumas funcionalidades nos aparelhos, como GPS, mapas, videochamadas, download de músicas e filmes, jogos 3D com múltiplos jogadores, ferramentas de busca, serviços de localização entre outros.

  • O que significa 4G ou LTE no celular?

4G é a sigla para a quarta geração de redes móveis sem fios. É também conhecida como Long Term Evolution (LTE), que significa Evolução a Longo Prazo.

A tecnologia 4G é baseada na tecnologia WCDMA e GSM. É o sucessor do 3G e foi projetado para oferecer velocidades de download e upload até dez vezes mais rápidas que seu antecessor. 

A tecnologia 4G LTE permite velocidade máxima teórica de até 100 Mb/s. No Brasil, 4G é sinônimo de LTE. 

A tecnologia 4G representa a maior parte das conexões de rede móvel no Brasil, respondendo por mais de 77% dos acessos à internet por celulares. 

  • O que significa 4G+ ou 4.5G no celular?

O 4G+ ou 4.5G é uma tecnologia de rede móvel que oferece velocidades superiores às do 4G, mas inferiores às do 5G. 

O 4G+, também conhecido como LTE Advanced, permite que o aparelho se ligue simultaneamente a mais do que uma frequência ou faixa de espectro. Isto proporciona mais estabilidade e velocidade de ligação. 

O 4.5G é uma atualização do 4G e também faz parte da quarta geração de telefonia. Permite navegar até 10 vezes mais rápido que o 4G. 

O 4G+ permite velocidades teóricas de até 1 Gb/s. 

  • O que significa 5G no celular?

A rede 5G também é conhecida como a rede sem fio de quinta geração. É considerada a melhor rede móvel para celular disponível atualmente. Oferece velocidades de download e upload altíssimas, além de menor latência (ping) quando comparada com 4G, 3G e 2G.

O 5G é disponibilizado para planos e celulares compatíveis com a tecnologia. Para saber se a sua cidade ou bairro tem cobertura 5G, você pode consultar o mapa de cobertura das operadoras nos seus portais. Basta informar o seu CEP para descobrir se a sua área tem sinal 5G. 

Em janeiro de 2023, a TIM era a operadora com mais clientes 5G, com 1,4 milhão de clientes, ou 39% do mercado nacional. A Vivo estava em segundo lugar, com 1,1 milhão de assinantes e 31,5% de market share. A Claro estava em terceiro lugar, com 1 milhão de clientes, ou 29,6% do mercado.

  • O que significa E no celular?

A letra “E” nos dados móveis significa EDGE, que é a sigla para Enhanced Data Rates for GSM Evolution. O EDGE é uma evolução da tecnologia GPRS e é considerado uma evolução da rede 2G. O EDGE foi desenvolvido pela indústria de telecomunicações para atender à crescente demanda por acesso à internet móvel. 

O EDGE é uma tecnologia que surgiu em 2003 e oferece um avanço considerável em relação ao 2G e ao GPRS. Ela oferece velocidades de download de 384 Kbps e ficou conhecida como “2,75G”

  • O que significa H ou H+ no celular?

O “H” nos dados móveis representa a sigla HSPA (High-Speed Packet Access), que é uma tecnologia de transmissão de dados móveis de alta velocidade. É uma evolução do 3G e permite velocidades de download e upload mais rápidas em comparação com o 3G tradicional. 

O H é a confirmação de que estamos, teoricamente, numa rede de alta velocidade. Sua capacidade máxima de conexão é de até 14Mbps. Utiliza os protocolos HSDPA e HSUPA, cujas letras D e U representam o recebimento (Downlink) e o envio (Uplink) dos dados. 

É melhor que a G, mas muito lenta para os apps e plataformas atuais. Com ele, é possível fazer o download de músicas e alguns vídeos com maior velocidade.

O “H+” é um símbolo que representa a tecnologia de conexão de dados móveis de alta velocidade conhecida como HSPA+ (High-Speed Packet Access Plus). O HSPA+ é uma evolução do HSPA tradicional, permitindo uma velocidade teórica de 168 Mbps, mas, na realidade, atingia até 42 Mbps.

Diferença do Wi-Fi

Transição do Wi-Fi 6 para o Wi-Fi 7 com ilusão ao Samsung Galaxy S24.
Imagem: FrankHH/ Shutterstock

Os dois se referem a padrões de comunicação sem fios que diferem no tipo de rede para transmissão de dados. Isto afeta a segurança, a velocidade e o consumo de energia. 

Ao contratar o Wi-Fi, o utilizador contrata a banda larga, tem velocidade de navegação sem limite de tempo. Ao contratar os dados móveis, o utilizador contrata a quantidade, mas sem limite de velocidade de navegação. 

O Wi-Fi é mais rápido a baixar dados, e, por isso, o celular chega antes ao estado de repouso, consumindo menos bateria. No entanto, a conexão Wi-Fi oferece mais estabilidade e qualidade, carregando até mesmo aqueles sites que são mais pesados.