Nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, o Bumble anunciou o lançamento de um novo recurso alimentado por inteligência artificial (IA) projetado para ajudar a identificar spam, golpes e perfis falsos. A nova ferramenta, chamada Deception Detector, tem como objetivo agir sobre conteúdo malicioso antes que os usuários do Bumble o encontrem.

O que você precisa saber:

  • Durante os testes, o Bumble descobriu que a ferramenta foi capaz de bloquear automaticamente 95% das contas identificadas como spam ou golpes.
  • Nos primeiros dois meses de teste da ferramenta, o Bumble viu os relatos de usuários sobre spam, golpes e contas falsas reduzidos em 45%.
  • O Deception Detector opera em conjunto com a equipe de moderação humana do Bumble.
  • O lançamento do novo recurso ocorre após pesquisas internas do Bumble mostrarem que perfis falsos e o risco de golpes são as principais preocupações dos usuários ao usar aplicativos de namoro online, informa a empresa.
  • A pesquisa também mostrou que 46% das mulheres expressaram ansiedade em relação à autenticidade de suas correspondências online em aplicativos de namoro.

Leia mais:

A Bumble Inc. foi fundada com o objetivo de construir relacionamentos equitativos e capacitar as mulheres a dar o primeiro passo, e o Deception Detector é nossa mais recente inovação como parte de nosso compromisso contínuo com nossa comunidade para garantir que as conexões feitas em nossos aplicativos sejam genuínas. Com um foco dedicado na experiência das mulheres online, reconhecemos que na era da IA, a confiança é mais importante do que nunca.

Lidiane Jones, CEO do Bumble, em comunicado

A Comissão Federal de Comércio (FTC) relatou no ano passado que golpes românticos custaram às vítimas US$ 1,3 bilhão em 2022, enquanto a perda média relatada foi de US$ 4.400. O relatório afirmou que embora os golpistas românticos frequentemente usem aplicativos de namoro para segmentar pessoas, é mais comum que as pessoas sejam alvo por meio de mensagens diretas em plataformas de mídia social.

Por exemplo, 40% das pessoas que perderam dinheiro para um golpe romântico disseram que o contato começou em mídia social, enquanto 19% disseram que começou em um site ou aplicativo.

publicidade

A nova ferramenta é o mais recente recurso de IA do Bumble projetado para tornar o aplicativo mais seguro. Em 2019, o Bumble introduziu um recurso “Private Detector” que automaticamente desfoca imagens nuas e as rotula como tal em chats, permitindo que os usuários vejam a imagem ou relatem o usuário.

O Bumble também está utilizando IA no Bumble For Friends, o aplicativo dedicado da empresa para encontrar amigos. O aplicativo lançou recentemente sugestões de quebra-gelo alimentadas por IA que ajudam os usuários a escrever e enviar uma primeira mensagem com base no perfil da outra pessoa. Você pode ajustar a pergunta ou pedir outra sugestão, mas só pode usar um quebra-gelo gerado por IA por chat.