Estes são alguns destaques da edição desta segunda-feira (05):

Oceanos estão mais quentes do que nunca

As temperaturas dos oceanos bateram recorde em 2023. Este foi mais um reflexo das mudanças climáticas. Mas de acordo com um novo estudo, o superaquecimento sem precedentes das águas também pode elevar as temperaturas em todo o planeta

Sistema estelar é diferente de tudo que já se viu até agora

Um time internacional de astrônomos acaba de descobrir um sistema estelar diferenciado, contendo seis exoplanetas confirmados – e um candidato a sétimo. Liderada por pesquisadores da Universidade da Califórnia-Irvine (UCI), nos EUA, essa descoberta está ajudando os cientistas a entenderem mais sobre como os planetas se formam e evoluem.

IA ajuda na proteção de baleias em instalações eólicas offshore

Os parques eólicos offshore estão se espalhando nos Estados Unidos, como parte da proposta do presidente Joe Biden de implantar 60 GW de energia eólica offshore até 2030. No entanto, as instalações podem afetar a vida marinha e a preocupação aumenta já que os mares norte-americanos são lar de uma espécie ameaçada de baleias.

publicidade

Por que os casos de dengue dispararam no Brasil?

Os casos de Dengue dispararam no Brasil. Acre, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e a cidade do Rio de Janeiro decretaram situação de emergência em saúde pública. Em 2024, até o momento, o Brasil registrou mais de 345 mil casos prováveis da doença.  

Conheça o túnel subaquático que vai ligar Santos e Guarujá em SP

O Governo Federal anunciou junto ao Governo do Estado de São Paulo nesta sexta-feira (2) a construção do túnel subaquático que vai ligar as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista. Um dos principais detalhes da obra é justamente seu caráter inovador e tecnológico, já que o túnel de 850 metros será o primeiro do tipo na América Latina.

O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!