Para sair hoje da ilha alemã de Fehman até a ilha dinamarquesa Lolland, é preciso pegar uma balsa que atravessa o Mar Báltico. A viagem, apesar de normalmente tranquila, tem suas limitações. A principal é a demora.
Para contornar o problema, foi projetado um novo ponto de ligação direta entre os países: o Fehmarnbelt Fixed Link (ou Ligação fixa do Cinturão de Fehmarn em português), o maior túnel submerso do mundo feito sem máquinas de perfuração.
Leia mais:
- Ciclone, Super El Niño e onda de calor: o clima em outubro
- Outubro tem eclipse solar histórico! Veja no calendário astronômico
- Caixinhas que “abraçam árvores” combatem desmatamento da Amazônia com IA
Como é o projeto do túnel submerso
- O túnel mais longo do mundo feito sem máquinas de perfuração terá 18 km de extensão e fica 40 m abaixo do Mar Báltico.
- Terá suporte para trens e automóveis, deve custar 7 bilhões de euros (mais de R$ 37 bilhões) e é visto como uma conquista para a engenharia europeia.
- O novo ponto de ligação reduzirá o tempo do percurso entre Alemanha e Dinamarca e transportará passageiros e carga entre os países.
- Para efeito de comparação, percurso de balsa demora hoje cerca de 45 minutos. O túnel, por sua vez, reduz a viagem para apenas 7 minutos de trem e 10 minutos de carro.
- As informações são do Xataka.
Saiba mais sobre a construção no vídeo abaixo:
Maior túnel feito sem máquinas de perfuração
- Vale mencionar que o Eurotúnel, que liga Inglaterra e França, mede 50 km.
- Entretanto, apesar de bem maior, sua construção dependeu de perfuradoras.
- O novo túnel alemão, por sua vez, dispensa o uso de máquinas de perfuração e será composto por seções pré-construídas que serão “submersas” durante o processo de montagem
Mais detalhes sobre o projeto:
Após uma década de planejamento, um porto temporário foi instalado na ponta dinamarquesa do túnel para construir 89 estruturas gigantes que, quando unidas, formarão o maior túnel submerso.
Cada um dos 89 “pedaços” do túnel possui 217 metros de comprimento e pesa 73.500 toneladas. Quanto todos estiverem prontos, serão afundados com enormes anteparas impermeáveis nas extremidades para impedir a entrada de água.
Essa abordagem permitirá que as peças sejam “lançadas”, submersas e cuidadosamente encaixadas abaixo das águas do Mar Báltico.
Quando o túnel submerso ficará pronto?
A inauguração está marcada apenas para 2029. A Femern A/S, a empresa dinamarquesa responsável pelo projeto, estima que a primeira seção do túnel estará pronta para submergir no início de 2024.