Para sair hoje da ilha alemã de Fehman até a ilha dinamarquesa Lolland, é preciso pegar uma balsa que atravessa o Mar Báltico. A viagem, apesar de normalmente tranquila, tem suas limitações. A principal é a demora.

Para contornar o problema, foi projetado um novo ponto de ligação direta entre os países: o Fehmarnbelt Fixed Link (ou Ligação fixa do Cinturão de Fehmarn em português), o maior túnel submerso do mundo feito sem máquinas de perfuração.

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Como é o projeto do túnel submerso

  • O túnel mais longo do mundo feito sem máquinas de perfuração terá 18 km de extensão e fica 40 m abaixo do Mar Báltico.
  • Terá suporte para trens e automóveis, deve custar 7 bilhões de euros (mais de R$ 37 bilhões) e é visto como uma conquista para a engenharia europeia.
  • O novo ponto de ligação reduzirá o tempo do percurso entre Alemanha e Dinamarca e transportará passageiros e carga entre os países.
  • Para efeito de comparação, percurso de balsa demora hoje cerca de 45 minutos. O túnel, por sua vez, reduz a viagem para apenas 7 minutos de trem e 10 minutos de carro.
  • As informações são do Xataka.

Saiba mais sobre a construção no vídeo abaixo:

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Maior túnel feito sem máquinas de perfuração

  • Vale mencionar que o Eurotúnel, que liga Inglaterra e França, mede 50 km.
  • Entretanto, apesar de bem maior, sua construção dependeu de perfuradoras.
  • O novo túnel alemão, por sua vez, dispensa o uso de máquinas de perfuração e será composto por seções pré-construídas que serão “submersas” durante o processo de montagem

Mais detalhes sobre o projeto:

Após uma década de planejamento, um porto temporário foi instalado na ponta dinamarquesa do túnel para construir 89 estruturas gigantes que, quando unidas, formarão o maior túnel submerso. 

Cada um dos 89 “pedaços” do túnel possui 217 metros de comprimento e pesa 73.500 toneladas. Quanto todos estiverem prontos, serão afundados com enormes anteparas impermeáveis ​​nas extremidades para impedir a entrada de água.

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Essa abordagem permitirá que as peças sejam “lançadas”, submersas e cuidadosamente encaixadas abaixo das águas do Mar Báltico. 

Quando o túnel submerso ficará pronto?

A inauguração está marcada apenas para 2029. A Femern A/S, a empresa dinamarquesa responsável pelo projeto, estima que a primeira seção do túnel estará pronta para submergir no início de 2024.