Nos Estados Unidos, já não é novidade avistar um carro autônomo nos arredores da sede da Apple. A empresa está testando 67 veículos com a nova tecnologia, com números mostrando que os testes triplicaram no último ano. A dona do iPhone não é conhecida por mostrar seus produtos em público antes de anunciá-los, deixando em dúvida quais são as intenções e até onde a Apple quer chegar com os carros autônomos.

Leia mais:

Vídeo relacionado

Carros autônomos da Apple

O The Washington Post reportou que a Apple tem 67 SUVs com tecnologia autônoma sendo testados na Califórnia. Dados públicos da big tech mostram que o número triplicou no último ano. Ainda, os carros dirigiram mais de 720 mil km no estado entre dezembro de 2022 e novembro de 2023 (também o triplo do ano anterior).

O aumento é o maior salto nos testes em relação a qualquer outra companhia testando modelos autônomos no momento. O aumento da Apple no período foi de 262%. Em seguida, vem a Cruise, da General Motors, com 207% de aumento nos testes, e a Waymo, do Google, com 68%.

publicidade
carro autônomo
(Imagem: metamorworks/Shutterstock)

O que a Apple quer?

Apesar de estar se destacando no setor dos carros autônomos, não está claro o que a Apple quer ou onde pretende chegar com a tecnologia. Pelo contrário, conforme os números da empresa crescem, a modalidade tem sofrido reveses diante do número de processos relacionados a acidentes de trânsito.

Além disso, a empresa da maçã não costuma testar seus produtos publicamente. Especialistas acreditam que pode ser a busca por um voto de confiança do mercado, já que a Apple tem uma gama de produtos já confiáveis e está se aventurando em um novo setor.

publicidade

Esse pode ser mais um dos motivos pelo qual a big tech ainda não revelou seus planos e também não está se apressando. Por enquanto, tem permissão para testar os carros autônomos apenas na Califórnia — e com um condutor humano presente — e, segundo o Bloomberg News, adiou o lançamento do primeiro modelo completamente autônomo. No lugar, está trabalhando em uma tecnologia menos radical, de assistência de direção, como já existe nos veículos da Tesla.

Waymo
Robotáxi da Waymo, do Google (Imagem: shutterstock/Sundry Photography)

Carros autônomos

  • Após acidentes, as expectativas de lançamento de carros completamente autônomos foi por água abaixo.
  • Mas isso não significa que os testes pararam: dados obtidos pelo jornal mostraram que modelos com alguma tecnologia autônoma rodaram em 2023 mais de 6 milhões de km a mais do que em 2022 (incluindo os números da Apple).
  • Desses, dois terços ainda tinham condutores dentro, caso algum erro acontecesse.
  • Atualmente, 38 companhias têm permissão para testar carros autônomos nas ruas da Califórnia.