Uma das marcas da humanidade é a capacidade de realizar enormes feitos de engenharia. Esse é o caso da 1915 Ponte Çanakkale, a maior ponte suspensa do mundo. A construção se estende pelo estreito de Dardanelos, conectando Europa e Ásia.

Leia mais

Inaugurada em 2022, a ponte liga Gelibolu, no lado europeu, e Lapseki, no lado asiático. O nome 1915 Ponte Çanakkale faz referência a uma grande vitória naval do Império Otomano sobre as forças britânicas durante a Primeira Guerra Mundial, quando os britânicos tentavam assumir o controle do importante estreito.

A estrutura levou quase cinco anos para ser finalizada e foi construída por empresas turcas e sul-coreanas para fortalecer os laços entre as duas nações. O custo total foi de US$ 2,7 bilhões (quase R$ 13,5 bilhões).

publicidade

Com 2023 metros, essa é a única autoestrada na Turquia que liga a Europa e a Ásia fora de Istambul. A viagem entre continentes leva apenas 6 minutos. Antes da ponte, o trajeto só podia ser realizado de balsa e durava cerca de uma hora e meia. As informações são da IFLScience.

1915 Ponte Çanakkale (Imagem: Kenan TALAS/Shutterstock)

Ponte do Estreito de Messina

  • Até a 1915 Ponte Çanakkale ser inaugurada, a maior construção do tipo era da Ponte Akashi-Kaikyo, no Japão, com 1991 metros.
  • No entanto, uma nova estrutura pode “roubar” esse título no futuro próximo.
  • Recentemente, o governo da Itália apresentou um projeto para a criação de uma enorme ligação entre a ilha da Sicília e o continente.
  • A ponte do Estreito de Messina terá 3300 metros de extensão e também será a mais alta do mundo, com 380 metros de altura.
  • Ela será capaz de transportar 6 mil veículos rodoviários por hora e 200 trens por dia.
  • Seu vão vai estar a 65 metros acima da água, o que não atrapalha o transporte marítimo.
  • O trajeto vai durar cerca de 15 minutos apenas, em comparação com as quase duas horas que se leva atualmente contando com o tempo da balsa.
  • A previsão é que os trabalhos comecem ainda em 2024 e que durem de 6 a 10 anos.