Uma nova onda de calor está atuando no Brasil e pode continuar afetando algumas regiões do país por mais de cinco dias. A previsão é de temperaturas até 5ºC acima da média para o mês de fevereiro, alerta a previsão do Climatempo.

Saiba mais e confira também os locais mais atingidos.

Leia mais:

Locais afetados pela nova onda de calor

  • Segundo o portal de meteorologia, a região Sul e o estado de Mato Grosso do Sul serão os mais afetados desta vez.
  • As temperaturas começaram a subir já no último final de semana.
  • No Rio Grande do Sul, os termômetros podem marcar quase 40° C, já no oeste do Paraná, a temperatura ficará entre 36°C e 38°C nos próximos dias.
  • Os locais que devem enfrentar mais de 5ºC acima da média para fevereiro são: oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, além do sul de Mato Grosso do Sul, conforme mostra o mapa abaixo em vermelho.
  • Segundo as projeções, a onda de calor não deve afetar as demais regiões do Brasil desta vez.
Rio Grande do Sul, em laranja, deve enfrentar temperaturas de 3ºC a 5ºC acima da média. Imagem: Reprodução/Climatempo

Em Santa Catarina, as máximas também devem alcançar 38°C, podendo chegar perto dos 40°C na divisa com o Rio Grande do Sul e Argentina.

publicidade

Santa Catarina está em alerta de calor intenso. A condição deve permanecer pelo menos até esta sexta-feira, 9 de fevereiro, podendo ser prorrogada, segundo o Climatempo. O pico de calor até aqui foi registrado em Itapiranga, fronteira com a Argentina, nesta segunda-feira (5), quando os termômetros da cidade marcaram nada menos que 43,0°C.

Fenômeno mais frequente no Brasil

Até novembro de 2023, oito ondas de calor atingiram o Brasil, com destaque para a que atuou entre os dias 8 e 19/11, devido ao número de dias consecutivos e ao recorde de temperatura de 44,8°C em Araçuaí (MG) — a maior temperatura já registrada nas estações meteorológicas do Inmet, superando os 44,7°C, ocorridos em Bom Jesus (PI), em 2005.