Dificultar o acesso de terceiros aos aplicativos de banco instalados no seu celular pode evitar dores de cabeça em caso de perda ou roubo do aparelho. Além de adotar outros métodos mais tradicionais, como proteger o smartphone com senha e incluir mais etapas de verificação de identidade para acessar a sua conta, outra ideia que funciona é deixar alguns apps ocultos no seu dispositivo (especialmente os de finanças).

Tanto os aparelhos que rodam Android como os iPhones contam com essa função. Confira no guia abaixo como tirar proveito do recurso no seu telefone.

Veja também!

Como esconder apps no Android

Um diferencial do Android são as diferentes interfaces do sistema, que costumam trazer alguns recursos extras para os dispositivos. Uma das mais populares é a One UI, que vem embarcada nos aparelhos da sul-coreana Samsung.

publicidade

Caso tenha um celular da marca, saiba que é possível ocultar apps até da sua biblioteca de aplicativos. Dessa forma, um app de banco só pode ser acessado por meio de uma busca manual no aparelho (como mostraremos a seguir). Para testar o recurso, siga os seguintes passos:

  • 1. Abra as configurações do aparelho tocando no ícone de engrenagem e acesse a opção ‘Tela inicial’.
  • 2. Em seguida, toque em ‘Ocultar aplicativos’.
Como esconder aplicativos de banco no Android.
Imagem: Reprodução
  • 3. Na próxima tela, navegue pela lista de apps e toque naqueles que deseje esconder. No fim, toque em ‘OK’ para confirmar a solicitação.

Não tem um aparelho Samsung? Aparelhos de outras marcas como a Xiaomi também possuem recursos similares. Ainda assim, você também pode procurar por aplicativos dedicados na Play Store. Alguns permitem até proteger o acesso a certos apps com senha.

Como ocultar aplicativos no iPhone

Diferente do Android, o iOS não conta com um recurso nativo que permite esconder aplicativos. O que pode ser feito é apenas removê-los da tela inicial, permitindo o acesso por meio da biblioteca de aplicativos (que aparece deslizando a tela inicial para a direita).

  1. O processo é bem simples. Basta manter o dedo pressionado sobre um dos ícones até que todos os apps comecem a flutuar na tela. 
  2. Agora, toque no ícone de traço na horizontal que aparece logo acima do ícone do aplicativo.
  3. Confirme a sua solicitação tocando na opção ‘Remover da tela de início’.
Como esconder aplicativos de banco no iPhone.
Imagem: Reprodução

Como encontrar os aplicativos ocultos?

Como mencionado antes, os aplicativos escondidos só podem ser encontrados através de uma busca manual. No Android, basta acessar a gaveta de apps e digitar o nome do aplicativo do seu banco na barra de busca. Na tela de informações do aplicativo, toque em ‘Abrir’ na barra inferior.

Imagem: Reprodução

Já no iPhone, como não existe um método nativo para esconder apps, basta acessar a biblioteca de aplicativos deslizando com o dedo para a direita. No fim, como no exemplo abaixo, digite o nome do aplicativo do seu banco para encontrá-lo.

Imagem: Reprodução

Pronto! Agora você já sabe como ocultar os aplicativos de banco no seu celular.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!