Em um acordo histórico, Disney, Fox e Warner Bros. Discovery se unirão em uma empresa que combinará direitos de transmissão esportiva via streaming nos Estados Unidos. A nova plataforma, ainda sem título, oferecerá canais lineares ao vivo como ESPN, ABC, Fox, TNT e TBS, além de jogos e outros direitos esportivos das três gigantes da mídia de forma não exclusiva.

Funcionamento do acordo

A informação foi revelada com exclusividade pelo The Hollywood Reporter. O serviço estará disponível diretamente para os consumidores, mas também será oferecido em conjunto com o Max da WBD, ESPN+ da Disney e Hulu. O preço ainda não foi determinado, mas espera-se que o novo streaming seja lançado no outono americano (primavera no Brasil), a tempo da temporada da NFL.

As três empresas serão proprietárias de um terço da nova empreitada, que terá sua própria marca e equipe de gestão independente. Embora já haja um princípio de acordo, a iniciativa está condicionada às empresas fecharem um acordo final.

Leia mais:

publicidade

É importante destacar que a NBCUniversal e a Paramount não fazem parte da nova empreitada. A NBC possui os direitos da NFL, direitos universitários, assim como os direitos dos Jogos Olímpicos, enquanto a CBS Sports da Paramount tem jogos de domingo à tarde da NFL, futebol ao vivo e outros direitos universitários.

Uma fonte afirmou ao THR que a nova empreitada, embora seja um grande passo à frente, não deverá impactar os planos da ESPN de oferecer um serviço de streaming “principal” direto ao consumidor, mas é destinada a complementá-lo. De certa forma, o nova streaming se assemelha a um “pacote básico” de redes de streaming, focado exclusivamente em canais com esportes ao vivo, em vez de entretenimento.

Não existem informações de um possível lançamento do novo streaming fora dos Estados Unidos.

Consequências do novo streaming

  • O acordo criaria um gigante dos esportes via streaming, com direitos das grandes ligas americanas NFL, NBA, MLB, NHL, além de futebol americano e basquete universitário, Copa do Mundo da FIFA, três dos quatro Grand Slams de tênis, UFC, Fórmula 1 e NASCAR.
  • Também é significativo por ser a primeira vez que os esportes ao vivo da Fox estarão disponíveis em uma oferta de streaming.
  • Atualmente, para acessar os direitos da NFL, MLB ou esportes universitários da Fox, os consumidores teriam que assinar TV a cabo ou um MVPD virtual como o YouTube TV.
  • Atualmente, a ESPN da Disney oferece o serviço de streaming ESPN+ com seus próprios direitos (e alguns simultâneos), mas está planejando uma versão mais ampla de streaming do produto principal da ESPN.
  • Enquanto isso, a WBD inclui seus esportes ao vivo no Max sob a marca B/R Sports e transformará isso em um complemento premium nos próximos meses.

Posicionamento das empresas

O lançamento deste novo serviço de streaming esportivo é um momento significativo para a Disney e a ESPN, uma grande vitória para os fãs de esportes e um passo importante para o negócio de mídia. Isso significa que a gama completa de canais ESPN estará disponível para os consumidores ao lado da programação esportiva de outros líderes da indústria como parte de um serviço centrado em esportes diferenciado. Sou grato a Jimmy Pitaro e à equipe da ESPN, que estão na vanguarda da inovação em nome dos consumidores para criar novas ofertas com mais escolha e maior valor.

Bob Iger, CEO da Disney, em comunicado

Estamos animados em trazer o portfólio da Fox Sports para esta nova e emocionante plataforma. Acreditamos que o serviço proporcionará aos fãs apaixonados, fora do pacote tradicional, uma variedade incrível de conteúdo esportivo em um só lugar.

Lachlan Murdoch, CEO da Fox, em comunicado

Na WBD, nossa ambição é sempre conectar nosso conteúdo e marcas líderes com o maior número possível de espectadores, e esta emocionante joint venture e a combinação incomparável de direitos de esportes de destaque e acesso aos maiores eventos esportivos do mundo nos permitem fazer exatamente isso. Este novo serviço esportivo exemplifica nossa capacidade como indústria de impulsionar a inovação e proporcionar aos consumidores mais escolha, diversão e valor, e estamos emocionados em entregá-lo aos fãs de esportes.

David Zaslav, CEO da Warner Bros. Discovery, em comunicado