Pela primeira vez na história, o Brasil vai realizar um Concurso Público Nacional Unificado (CNU), que também vem sendo chamado de “Enem dos Concursos Públicos”. São mais de 6 mil vagas para 21 órgãos públicos, com oportunidades que englobam do nível médio ao superior. As inscrições são online e vão até o dia 9 de fevereiro. Você quer se inscrever e não sabe como? O Olhar Digital preparou um passo a passo detalhado. Confira!

Leia mais:

Como funciona o bloco temático?

Antes de se inscrever é muito importante saber que existe o bloco temático. Ele é dividido em oito blocos, com sete para cargos de nível superior e um para nível médio. Cada um desses blocos possui cinco eixos temáticos (cargos diferentes) e cada um deles tem peso diferente conforme definição de cada órgão.

Sendo assim, mesmo com as vagas agrupadas em um mesmo bloco, os conteúdos cobrados terão pesos diferentes dependendo do cargo selecionado. Outro ponto de destaque é que é possível escolher mais de um cargo para concorrer, desde que esteja no mesmo bloco temático.

publicidade

Passo a passo para se inscrever no CNU

As inscrições são feitas por meio do site da Fundação Cesgranrio. É essencial que você tenha cadastro no site Gov.br. A seguir, confira o passo a passo.

Tempo necessário: 10 minutos.

  1. Acesse o site: cpnu.cesgranrio.org.br/login e faça login utilizando o Gov.br

    Após isso, vai aparecer um pop-up para você autorizar a utilização dos seus dados. Autorize que assim você prosseguirá para a próxima etapa de sua inscrição.

  2. Clique em “Iniciar inscrição”

  3. Preencha todos os dados necessários

    Algumas informações suas já estarão preenchidas, mas é necessário preencher as que faltam e no final da página clicar em “Avançar”

  4. Escolha o seu bloco temático

    Após isso, vai aparecer um pop-up com um enunciado sobre o bloco que você escolheu. Nele vão constar: os órgãos onde existem vagas, total de vagas, cargos, especialidades e o valor da taxa de inscrição. Ao terminar de ler, se tudo realmente se enquadrar a você, clique em “Ciente” e depois em “Avançar”

  5. Selecione o cargo ou cargos desejados e clique em “Avançar”

    Antes de apertar no botão “Avançar”, vai aparecer um pop-up para você confirmar que está ciente do curso necessário para concorrer ao cargo ou cargos escolhidos. Então, basta clicar em “Sim” e depois no “Avançar”

  6. Veja se a ordem está correta, confirme que está ciente e clique em “Avançar”

  7. Selecione a cidade e estado onde você vai realizar a prova e clique em “Avançar”

  8. Responda às perguntas sobre possíveis solicitações

    Nesse passo, há perguntas sobre se você é uma pessoa negra, PCD, se gostaria de ter algum tratamento por um nome social e outras. É só responder sim ou não e em seguida avançar. 

  9. Responda ao questionário

    Após responder todas as perguntas, no final da página vai ter o botão de “Avançar”. Clique nele.

  10. Emita o boleto para pagamento da taxa

    Para isso, selecione o boleto e clique em “Avançar”

  11. Toque em “Estou ciente” para o cargo ou cargos escolhidos

  12. Revise e envie sua inscrição