Uma nova funcionalidade chega aos poucos no aplicativo do Gmail para celulares Android. A ideia do recurso é agilizar e modernizar a experiência de responder a emails na plataforma do Google. A novidade, revelada pelo Android Police, é que uma caixa de resposta ao estilo de mensagens de texto aparece automaticamente abaixo dos emails.

Para quem tem pressa:

  • O Gmail para Android recebe caixa de resposta rápida ao estilo de mensagens de texto logo abaixo dos emails. Atualização visa modernizar a experiência do usuário ao eliminar ações adicionais para responder emails;
  • Na nova interface, dá para responder emails imediatamente, de forma semelhante a como se faz no WhatsApp, por exemplo. A mudança remove a necessidade de rolar a tela para encontrar opções de resposta e começar a escrever o texto;
  • Porém, o novo recurso pode aumentar o risco de erros de digitação, comuns em respostas a mensagens de texto. Para mitigar esse risco, o Gmail permite que os usuários escolham voltar ao formato anterior de resposta ou expandir a caixa de resposta para compor mensagens mais longas e complexas.
Captura de tela de nova caixa de resposta a emails no Gmail
(Imagem: Reprodução/Android Police)

Em tese, essa atualização simplifica o processo de resposta ao eliminar a necessidade de rolar a tela para baixo, escolher uma opção de resposta e digitar. Por meio da nova funcionalidade, o usuário começa a escrever de maneira similar ao ato de responder mensagens no WhatsApp, por exemplo.

Leia mais:

Essa nova interface se tornará o padrão no Gmail para Android e deverá estar disponível em breve com a versão mais recente do aplicativo (versão 2024.01.28.604414422).

publicidade

Novo jeito de responder no Gmail

Embora responder a emails atualmente não seja considerado um grande problema, o processo atual tem “atrito” adicional e requer mais ações por parte do usuário. Em contraste, a nova caixa de resposta do Gmail substitui os botões “Responder”, “Responder a todos” e “Encaminhar”.

Ainda é possível acessar as opções anteriores por meio de um menu suspenso na nova caixa de resposta, que também oferece a opção de expandir a caixa para tela cheia para respostas mais longas. A nova funcionalidade é particularmente útil para respostas rápidas.

A possível desvantagem do novo recurso – principalmente para quem usa Gmail para trabalho – é que também facilita cometer erros de digitação estilo acontece com frequência em mensagens de texto. É por isso que o Google oferece a opção de voltar ao estilo anterior e também permite expandir a caixa de Resposta para respostas mais longas e complicadas.

Já outro benefício do design repaginado é que fica mais fácil ver o email ao qual você está respondendo. Como dá para perceber na captura de tela acima, a caixa de resposta e o teclado ficam abaixo da mensagem original, em vez de abrir uma janela separada.