Ao que parece, alguns usuários do YouTube no aplicativo para celulares estão conseguindo usar um novo filtro baseado em cores, algo que estaria passando por uma fase de testes no momento. Informações do 9to5Google indicam que algumas pessoas estão conseguindo usar o recurso, que filtra os vídeos em seu feed inicial por cor, criando uma experiência visualmente mais coesa e agradável durante a navegação.

Leia mais:

Ao navegar pelo YouTube no aplicativo, alguns usuários se deparam com uma nova janela de prompt perguntando aos usuários se eles estão “desejando algo novo”, com opções para criar um feed de vídeo em tons de vermelho, azul ou verde.

Imagem: Reprodução/YouTube

Porta-voz do YouTube, Alisson Toh confirmou ao site The Verge que a empresa de fato está testando esse recurso no aplicativo de dispositivo móvel, com alguns usuários selecionados. Não houve detalhes do porquê essa novidade está sendo desenvolvida ou qual o cronograma para que ela fique disponível para todos.

Entendendo melhor como o filtro de cores do YouTube funciona

  • O funcionamento desse filtro ainda não está totalmente claro pelos relatos de quem já o restou, porém, é possível afirmar que a seleção de uma nova cor não substitui o feed da sua página inicial existente.
  • Ao selecionar uma nova cor para o filtro, uma nova opção de feed localizada na parte superior do aplicativo do YouTube ficará disponível.
  • Não se sabe ao certo, o que determina como um vídeo pertence ao feed da cor verde, vermelha ou azul.
  • Tudo indica que é uma filtragem baseada nas cores mais proeminentes das miniaturas, ou então, uma análise do vídeo completo consegue detectar se a cor escolhida é a que prevalece em todo o conteúdo.
  • Esse recurso baseia a escolha de feed totalmente na estética, e os vídeos de uma determinada cor não necessariamente terão similaridades de tema.