Meta vai rotular imagens geradas por IA — mas há uma brecha; entenda

Empresa anunciou nova política de marcação de IA que deve ser implementada nos próximos meses. Medida ajuda, mas não soluciona problema
Por Ana Julia Pilato, editado por Bruno Capozzi 06/02/2024 12h40, atualizada em 07/02/2024 21h17
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Nesta terça-feira (6), a Meta anunciou que vai ampliar sua política de marcação de imagens, vídeos e áudios gerados por inteligência artificial (IA) no Facebook, Instagram e Threads. No comunicado, a empresa explicou que a medida só será aplicada em conteúdos criados por ferramentas parceiras.

Entenda:

  • A Meta vai ampliar sua política de marcação de imagens geradas por IA no Facebook, Instagram e Threads;
  • Conteúdos criados artificialmente com o Meta AI já eram rotulados desde dezembro;
  • Agora, com a nova política, imagens geradas por plataformas como Google, Adobe e Midjourney também serão identificadas – desde que incluam marcas d’água digitais que possibilitem sua detecção;
  • Logo, se um usuário utilizar ferramentas que não possuam a tecnologia, a medida pode ser facilmente burlada;
  • Para combater a brecha, a Meta também vai adicionar um recurso para que os usuários rotulem conteúdos gerados artificialmente.

Desde dezembro, a Meta já rotulava conteúdos criados com sua própria ferramenta, a Meta AI. A partir dos próximos meses, com as mudanças, a empresa pretende incluir também imagens geradas pelo Google, OpenAI, Microsoft, Adobe, Midjourney e Shutterstock, desde que “implementem planos para adicionar metadados às imagens criadas”.

Leia mais:

A brecha na nova política de IA

(Imagem: Supatman/istock)

Graças a uma marca d’água digital e metadados incorporados aos arquivos de imagem, é possível detectar se um conteúdo foi criado por ferramentas de IA. Porém, considerando que a tecnologia ainda não foi implementada em todas as plataformas, a nova política da Meta pode ser facilmente burlada.

Em uma tentativa de combater a brecha, a empresa anunciou um recurso adicional para que os próprios usuários rotulem conteúdos gerados por IA: “Exigiremos que as pessoas utilizem esta ferramenta de divulgação e etiqueta quando publicarem conteúdo orgânico com um vídeo fotorrealista ou áudio com som realista que tenha sido criado ou alterado digitalmente, e poderemos aplicar penalidades se não o fizerem.”

Ana Julia Pilato
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é formada em Jornalismo pela Universidade São Judas (USJT). Já trabalhou como copywriter e social media. Tem dois gatos e adora filmes, séries, ciência e crochê.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.