A Disney e a fabricante do Fortnite, Epic Games, estão se unindo em uma parceria gigantesca para construir o que está sendo descrito como um “universo de jogos e entretenimento expansivo e aberto”. Como parte do anúncio, a Disney revelou que está investindo US$ 1,5 bilhão em uma participação acionária na Epic.

Detalhes sobre como será esse projeto semelhante a um metaverso são escassos, mas aqui está como a Disney explica:

publicidade

Além de ser uma experiência de jogos de classe mundial e interoperar com o Fortnite, o novo universo persistente oferecerá uma infinidade de oportunidades para os consumidores jogarem, assistirem, comprarem e se envolverem com conteúdos, personagens e histórias da Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, Avatar e muito mais. Jogadores e fãs poderão criar suas próprias histórias e experiências, expressar seu fandom de uma maneira distintamente Disney e compartilhar conteúdo entre si de maneiras que amam. Tudo isso será alimentado pelo Unreal Engine.

Comunicado da Disney (via The Verge)

Leia mais:

Parceria entre Disney e Epic

Esta está longe de ser a primeira colaboração entre a Disney e o Fortnite, já que um grande número de personagens de Star Wars, Marvel e outros da Disney foram apresentados no jogo. Em 2020, houve toda uma temporada temática da Marvel no jogo battle royale.

publicidade

A Epic tem sido uma força muito vocal quando se trata do conceito de construir um metaverso, embora a Disney tenha parecido recentemente reduzir seus esforços no espaço, demitindo sua divisão de metaverso dedicada no ano passado.

Este marca a maior entrada da Disney no mundo dos jogos e oferece oportunidades significativas de crescimento e expansão. Mal podemos esperar para que os fãs experimentem as histórias e os mundos da Disney de maneiras inovadoras.

Bob Iger, CEO da Disney, em comunicado

Estamos colaborando em algo totalmente novo para construir um ecossistema persistente, aberto e interoperável que reunirá as comunidades da Disney e do Fortnite.

Tim Sweeney, CEO da Epic Games, em comunicado

Não está claro quando este metaverso será lançado, mas a colaboração já gerou um anúncio curioso: Rocket League, que está sob o guarda-chuva da Epic, está recebendo uma atualização temática de The Mandalorian com um enfeite de carro do Grogu.

Parceria semelhante

  • O acordo entre Disney e Epic é parecido com a colaboração recente da Epic com a Lego.
  • Em 2022, a Epic recebeu um investimento de US$ 2 bilhões — dividido entre a Sony e a KIRKBI, uma empresa de investimentos liderada pela família por trás da Lego — o que resultou no lançamento do jogo de sobrevivência Lego Fortnite neste ano.
  • Esse lançamento fez parte de uma nova era para o Fortnite, à medida que a Epic fez um grande esforço para expandir além das raízes de battle royale do jogo, transformando-o em uma plataforma para outros tipos de jogos e experiências.
  • O lançamento do Lego Fortnite foi acompanhado pelo Fortnite Festival (um jogo de música dos criadores de Rock Band) e Rocket Racing (um jogo de corrida do estúdio por trás de Rocket League).