SpaceX, de Elon Musk, está sendo investigada por suposta prática de discriminação e assédio sexual contra funcionários. Segundo a acusação, o ambiente de trabalho na empresa era hostil, com piadas inapropriadas recorrentes e diferenças salariais entre homens e mulheres. Além disso, os trabalhadores alegam que quem reclamava da situação era demitido.

Leia mais

Comportamento de Musk na internet era imitado

  • A denúncia apontam uma cultura empresarial sexista, na qual comentários sexuais e outras formas de assédio eram tolerados pelos gestores da SpaceX.
  • Até mesmo o comportamento de Elon Musk na internet, considerado muitas vezes como impróprio, era imitado internamente por alguns funcionários.
  • O departamento de direitos civis da Califórnia notificou a empresa em janeiro deste anos sobre as queixas.
  • As informações são de O Globo.
Elon Musk Tesla
Funcionários repetiam comportamento de Musk no ambiente de trabalho (Imagem: Frederic Legrand – COMEO/ Shutterstock)

Esta não é a primeira denúncia contra a empresa

Uma das denúncias é da ex-funcionária da empresa Paige Holland-Thielen. Ela afirma que foi considerada “muito emotiva” e solicitada a “ser mais humilde” em uma avaliação de desempenho depois de expressar preocupação a um superior pelo fato de um colega do sexo masculino estar recebendo crédito por seu trabalho.

As alegações seguem uma ação separada em que uma agência trabalhista dos EUA disse que funcionários foram demitidos ilegalmente após reclamarem em uma carta pública sobre o tratamento recebido na empresa. No mês passado, a SpaceX foi ao tribunal para tentar derrotar a acusação do Conselho Nacional de Relações Trabalhistas dos EUA e adiar uma audiência sobre o assunto marcada para 5 de março.

publicidade

A empresa de Musk alegou que a estrutura do conselho regulador é inconstitucional e que o processo de audiência viola o direito da empresa a um julgamento com júri. A Tesla, a outra empresa de Musk, também já foi alvo de acusações semelhantes de racismo e assédio sexual em sua sede na Califórnia.