Sucesso absoluto, a Fiat Strada foi o carro mais vendido do Brasil em 2023 e chegará a terceira geração até 2026 ou 2027. Informações exclusivas sobre o planejamento da próxima versão da picape, conhecida sob o codinome XBP, foram descobertas pelo Auto+, e incluem até versões totalmente elétricas.

Leia mais:

O que foi revelado sobre a nova geração da Strada

  • A Strada elétrica não será apenas vendida, como deve ser a primeira caminhonete totalmente elétrica fabricada no Brasil.
  • Segundo fontes do jornalista João Brigato, serão três opções de motorização vendidas no mercado nacional.
  • A variante mais básica continua com motor 1.3 Firefly aspirado e terá apenas câmbio manual de cinco marchas.
  • O câmbio automático virá na versão eletrificada. Segundo o portal, o motor 1.0 turbo atual (da Strada Ranch e Ultra) receberá um “empurrão” elétrico.
  • Essa configuração será chamada de ‘Bio-Hybrid’ e terá um pequeno motor elétrico para reduzir o consumo de combustível.
  • Por fim, também foi revelado que a Strada ficará mais “parruda” e com 4,7 m de comprimento, porte parecido com o da Chevrolet Montana, mas ainda menor que a irmã mais velha Toro, com seus 4,94 m.
Fiat Strada Ultra 2024. Imagem: Divulgação/Fiat

O que esperar da Fiat Strada elétrica?

A Fiat Strada totalmente elétrica deve ser a grande novidade da terceira geração da picape. Até agora, poucos detalhes foram revelados.

É esperado que o modelo use a mesma plataforma de modelos como o e-208 (o Peugeot 208 elétrico), com 136 cavalos e 26,5 kgfm de torque. Resta saber se a Stellantis mudará o plano antes do lançamento.