Uma empresa americana criou um conceito que transforma uma van em uma pequena aeronave movida a hidrogênio. O modelo chamado eFrancisco usa uma fuselagem especial e promete longo alcance.

Leia mais:

Como é a van voadora

O projeto é uma criação da LuftCar, sediada na Flórida. A companhia assinou recentemente um acordo nas Filipinas para desenvolver, integrar e até comercializar o veículo.

  • O eFrancisco é basicamente uma van “diferentona” que roda com células de combustível de hidrogênio com entrada e saída pela parte frontal, como mostram as imagens abaixo.
  • Cinco pontos no teto do veículo permitem acoplá-lo em uma fuselagem de avião, incluindo seis hélices inclináveis.
  • É neste ponto que a van se transforma em aeronave. O trem de força a hidrogênio promete alcance estimado acima de 480 km e mais de 350 km/h de velocidade, diz a empresa.
  • A LuftCar acrescenta que a novidade pode ser o meio de transporte ideal para passeios nas mais de 7 mil ilhas das Filipinas, além de atender outros setores, como “ambulância aérea e transporte regional”.
  • Nossa propulsão a hidrogênio atenderá às necessidades de transporte de longa distância e de carga útil pesada na região“, disse o CEO da LuftCar, Santh Sathya, em um comunicado à imprensa.
Imagem: Divulgação

Resta saber como e quando a van voadora irá sair do papel. A empresa precisará de investimento para tocar o projeto, sem contar com os rigorosos desafios regulatórios até conseguir o sinal verde para rodar com uma van movida a hidrogênio que se transforma em aeronave.

publicidade

A empresa diz que já recebeu US$ 1,5 milhão de investidores. Confira abaixo um vídeo que mostra como a van voadora funciona: