O governo de Joe Biden anunciou na quinta-feira (8) que as principais desenvolvedoras de inteligência artificial (IA) estão se juntando a outras mais de 200 companhias em novo consórcio nos Estados Unidos.

O objetivo é monitorar os riscos da IA e estabelecer padrões para o desenvolvimento e implementação segura da tecnologia.

Leia mais:

Consórcio de IA nos EUA

Segundo a Reuters, o consórcio foi chamado de US AI Safety Institute Consortium. A secretária de Comércio, Gina Raimondo, revelou que algumas das empresas participantes são OpenAI, Anthropic (ambas desenvolvedoras de IA), Google, Microsoft, Meta, Apple, Amazon, Nvidia, Palantir, Intel, IBM, Mastercard, Qualcomm e Hewlett Packard (HP).

publicidade

Em comunicado, ela ainda destacou que os Estados Unidos “têm papel significativo” na definição de padrões para o desenvolvimento de IA, em mitigar os riscos e em aproveitar o potencial da tecnologia.

O grupo de mais de 200 empresas deverá seguir ações estabelecidas na ordem executiva de Joe Biden sobre IA, de outubro de 2023, que inclui “o desenvolvimento de diretrizes para equipes vermelhas, avaliações de capacidade, gerenciamento de risco, segurança e proteção, e marca d’água de conteúdo sintético”. A equipe vermelha mencionada refere-se à detecção de novos riscos na área cibernética.

inteligência artificial
Imagem: jittawit21/Shutterstock

Contexto

  • Em outubro do ano passado, Joe Biden estabeleceu ordem executiva com ações e parâmetros de segurança para IA;
  • Uma das ações às quais as empresas se comprometeram é adicionar marcas d’água em conteúdos gerados por IA para ajudar na identificação de conteúdos gerados ou modificados pela tecnologia;
  • A ordem também fez agências regulatórias e empresas estabelecerem padrões de testes e definição dos riscos químicos, biológicos, radiológicos, nucleares e de segurança cibernética;
  • Nesse tempo, apesar das diversas propostas legislativas, as pressões pela regulação da tecnologia desaceleraram;
  • Agora, segundo o Departamento de Comércio, o consórcio é o maior conjunto a desenvolver base sólida de padrões e orientações para segurança em IA.