Foram divulgados os projetos finalistas da 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), liderada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP. Entre os selecionados estão iniciativas para uso de resíduos descartados para melhoria das pavimentações asfálticas e aplicação de hidrogel na agricultura sustentável para otimização do uso de água, por exemplo.

Leia mais

Outros projetos de destaque envolvem tecnologias assistivas para o Parkinson, biofilme como alternativa na conservação de vegetais, cuidados paliativos e desempenho de profissionais da saúde e desenvolvimento de curativo biodegradável para tratamento de acne.

Os finalistas foram selecionados entre 500 semifinalistas, escolhidos em uma etapa anterior, feita a distância, na qual foram avaliados os 1.800 projetos inscritos.

publicidade

Todos os trabalhos foram desenvolvidos por estudantes matriculados no 8º e 9º ano do ensino fundamental, ensino médio ou técnico de instituições públicas e privadas de todo o Brasil, e que se enquadram nas áreas das Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias. 

Ao longo de mais de 20 edições da Feira, os projetos se destacaram pelo rigor científico e pela criatividade na solução de problemas prementes da sociedade. Além disso, uma parte expressiva deles está alinhada naturalmente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), o que mostra a preocupação dos jovens com os problemas globais.

Roseli de Deus Lopes, professora e coordenadora geral da Febrace
Estudantes na edição de 2023 da Feira (Imagem: divulgação/Febrace)

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

  • Durante a Mostra Presencial, os projetos finalistas serão avaliados, e identificados os primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares de cada categoria.
  • A cerimônia de premiação está prevista para o dia 22 de março de 2024.
  • Diversas instituições públicas e privadas também oferecerão prêmios, como estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em outras feiras nacionais e internacionais.
  • Ainda serão selecionados nove projetos, cujos autores irão representar o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), que será realizada no mês de maio de 2024, nos Estados Unidos.
  • Já a mostra virtual contará com os 500 semifinalistas que participaram das avaliações on-line em janeiro deste ano. 
  • Ambas as mostras acontecerão simultaneamente, de 18 a 22 de março, incluindo programação especial, que conta com palestras e workshops, e a cerimônia de premiação.
  • A lista completa pode ser conferida neste link
  • Cada participante deve confirmar sua participação até o dia 15 de fevereiro e as orientações estão disponíveis aqui
  • As informações são do Jornal da USP.