(Imagem: Tim Mossholde/Pexels)
Foram divulgados os projetos finalistas da 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), liderada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP. Entre os selecionados estão iniciativas para uso de resíduos descartados para melhoria das pavimentações asfálticas e aplicação de hidrogel na agricultura sustentável para otimização do uso de água, por exemplo.
Leia mais
Outros projetos de destaque envolvem tecnologias assistivas para o Parkinson, biofilme como alternativa na conservação de vegetais, cuidados paliativos e desempenho de profissionais da saúde e desenvolvimento de curativo biodegradável para tratamento de acne.
Os finalistas foram selecionados entre 500 semifinalistas, escolhidos em uma etapa anterior, feita a distância, na qual foram avaliados os 1.800 projetos inscritos.
Todos os trabalhos foram desenvolvidos por estudantes matriculados no 8º e 9º ano do ensino fundamental, ensino médio ou técnico de instituições públicas e privadas de todo o Brasil, e que se enquadram nas áreas das Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias.
Ao longo de mais de 20 edições da Feira, os projetos se destacaram pelo rigor científico e pela criatividade na solução de problemas prementes da sociedade. Além disso, uma parte expressiva deles está alinhada naturalmente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), o que mostra a preocupação dos jovens com os problemas globais.
Roseli de Deus Lopes, professora e coordenadora geral da Febrace
Esta post foi modificado pela última vez em 9 de fevereiro de 2024 14:49