Os programas de TV na internet e nas plataformas de streaming estão caindo no gosto popular. A televisão continua reinando entre os brasileiros, mas a forma de assisti-la mudou muito de uns tempos para cá.

A programação da TV aberta e por assinatura já ultrapassou os limites do televisor e alcançou outras telas. Prova disso é o hábito de assistir programas de TV no YouTube. Alguns deles atingem maior audiência na plataforma de vídeos do que na própria televisão. Veja alguns exemplos desse fênomeno do Youtube que vem dando dor de cabeça para as emissoras de TV já faz algum tempo.

publicidade

Leia mais:

O avanço do YouTube

Imagem para ilustrar matéria sobre o YouTube
Imagem: Nordwood Themes/Unsplash

O YouTube é a plataforma de streaming mais popular no Brasil. Em 2023, o número de pessoas que assistem ao YouTube chegou bem próximo ao da Globo, que tem cerca de 34% da audiência da TV aberta. 

publicidade

A Globo atribui a queda de 24 milhões de telespectadores/usuários em 2023 à concorrência com o streaming, as redes sociais e os sites. O público infantil e jovem ainda é maioria, mas o hábito já vem conquistando os mais velhos também. Em 2022, 34% da audiência de vídeos online foi de pessoas entre 4 e 24 anos, sendo que 14% eram crianças entre 4 e 11 anos. 

Programas de TV no YouTube

O talk show The Noite é um dos programas de TV mais assistidos no YouTube
Danilo Gentili apresenta o progama de TV The Noite, no SBT, e faz sucesso no Youtube Imagem: Divulgação/SBT

1- The Noite (SBT)

O programa de Danilo Gentili no SBT, The Noite, tem quase 12 milhões de inscritos no YouTube e mais de 4,4 mil milhões de visualizações. Em 2023, o programa atingiu mais de 1 bilhão de visualizações e alcançou 10% do público da plataforma. 

publicidade

O programa de TV é o mais seguido da plataforma no Brasil e o maior talk show do mundo em língua não inglesa. Em 2023, bateu o seu próprio recorde de audiência, com mais de 80 milhões de visualizações no YouTube e mais de 83 milhões de visualizações no Instagram. 

2- Bake Off Brasil (SBT)

Não é por acaso que o segundo programa de TV da lista também seja do SBT. A emissora de Silvio Santos percebeu logo a concorrência das plataformas digitais na corrida pela audiência e mudou sua estratégia. Transformou o YouTube em aliado, distribuindo 100% de sua programação própria no YouTube. Logo depois de ir ao ar na TV aberta, todos os programas da grade ficam disponíveis na plataforma de vídeos.

publicidade

O Bake Off Brasil é um dos canais do SBT com melhor desempenho de audiência no YouTube. O reality show de confeitaria amador é transmitido pelo SBT desde 2015 e tem um canal no YouTube com 1,09 milhões de inscritos e 168 vídeos. 

Em agosto de 2023, a audiência do programa alcançou seu melhor desempenho na TV aberta, ficando em segundo lugar (registrou 4,2 pontos de média, 9% de share e 5 pontos de pico). No mesmo horário, a emissora terceira colocada marcou apenas 3,2 de média. 

Em janeiro de 2024, Nadja Haddad, apresentadora da atração, confirmou que o Bake Off Brasil chega à sua última temporada.

3- Que História é essa, Porchat? (GNT)

Em julho de 2023, o programa “Que História É Essa, Porchat?” registrou a sua maior audiência desde agosto de 2022. Em São Paulo, o programa marcou 10 pontos com 23% de participação, e no Rio de Janeiro foram 13 pontos com 27% de share. 

O programa de humor de Fábio Porchat também está disponível no YouTube. O ator tem partilhado pequenas entrevistas no formato do seu programa na GNT, com o público idoso, para atrair ainda mais essa parcela de telespectadores. 

O programa “Que História É Essa, Porchat?” tem 801 vídeos no YouTube. A nova temporada do programa tem estreia confirmada para março de 2024. O primeiro episódio será ao vivo e a equipe está planejando um especial para comemorar o quinto aniversário do programa. 

4- Saia Justa (GNT)

Outro programa de TV, também do canal GNT, que atrai público no Youtube é o Saia Justa. O canal também performa bem na plataforma de vídeos com outros programas do gênero de comportamento, entrevistas e culinária.

O Saia Justa tem uma audiência de mais de 5 milhões de espectadores na televisão paga. Em 2022, o programa teve mais de 22 milhões de impressões mensais no Facebook, Instagram e YouTube. 

O programa de televisão Saia Justa é exibido no canal por assinatura brasileiro GNT desde 2002. Estreou no dia 17 de abril de 2002 e, desde então, é um dos programas de maior audiência do canal. 

Já teve várias formações desde então, sendo a última, apresentado por Astrid Fontenelle, Larissa Luz, Bela Gil e Gabriela Prioli. Astrid Fontenelle se despediu do programa em 2023, após 11 anos. Já primeira formação do programa contou com as participações da cantora e compositora Rita Lee, da atriz Marisa Orth e da escritora Fernanda Young.

5- MasterChef Brasil (Band)

A temporada de 2023 do MasterChef Brasil com amadores, transmida pelo canal Band, teve uma média de 1,8 milhões de visualizações por episódio no YouTube. O canal oficial do MasterChef Brasil no YouTube tem 5,06 milhões de inscritos e 4,7 mil vídeos. 

O programa de TV está disponível para dispositivos móveis através da App Store e do Google Play. Também é possível ver o programa a partir do dia seguinte no canal do YouTube do MasterChef. 

Em 2022, nenhuma versão do MasterChef ultrapassou os 2,7 pontos de média na Grande São Paulo. Quando chegou ao Brasil, o reality chegou a ter média de 7 pontos e até a alcançar a liderança, vencendo a Globo durante alguns episódios após a meia-noite. Fenômeno de audiência na TV aberta, que migrou para o YouTube também alcançando recordes de visualizações.

Transmissões esportivas também fazem sucesso no YouTube

Depois que o apresentador Galvão Bueno se despediu da Rede Globo e narrou um jogo transmitido pelo YouTube, mais olhos se voltaram para as transmissões da plataforma.

Aqui estão alguns jogos com transmissão na TV que tiveram mais audiência no YouTube:

  • Final do Paulistão Feminino de 2021 (a final do Paulistão Feminino entre Corinthians e São Paulo registrou 120 mil aparelhos simultaneamente ligados no YouTube).
  • Partida entre Austrália e Irlanda (em 2023, a partida entre Austrália e Irlanda atraiu 136 mil aparelhos conectados, superando o recorde anterior de 120 mil dispositivos conectados simultaneamente.
  • Clássico entre Vasco e Flamengo (em 2023, o clássico entre Vasco e Flamengo teve mais de 15 milhões de visualizações no YouTube e quase 1 milhão na Twitch.

A CazéTV lidera a lista de vídeos mais populares do YouTube e também bateu o recorde mundial de audiência com futebol, com 136 mil aparelhos conectados simultaneamente.