Mais uma troca de acusações na guerra entre Rússia e Ucrânia. Dessa vez, os ucranianos alegam que as tropas de Moscou estão usando equipamentos de internet via satélite da Starlink, de Elon Musk, nos territórios ocupados.

Leia mais

Os equipamentos foram enviados à Ucrânia em fevereiro de 2022 como parte dos esforços da comunidade internacional de apoio ao país após a invasão russa. O objetivo era garantir a manutenção da comunicação entre as autoridades e o exército ucraniano nos campos de batalha.

A empresa de Musk diz que não faz negócios com o governo russo. No entanto, segundo Kiev, a Starlink acabou caindo nas mãos do regime de Vladimir Putin.

publicidade

Foram registrados casos de uso russo de dispositivos doados. Está começando a assumir uma natureza sistêmica.

Andriy Yusov, porta-voz da Direção Principal de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia

Segundo as autoridades ucranianas, os terminais de internet da Starlink foram usados por integrantes da 83ª Brigada de Assalto Aéreo da Rússia, que atualmente mantém disputas nas cidades ucranianas de Klishchiivka e Andriivka, na região de Donestsk.

A agência de inteligência da Ucrânia afirmou que interceptou comunicação entre dois soldados que estavam configurando a internet via satélite. No entanto, não explicou como os equipamentos podem ter sido obtidos pelas forças russas. As informações são do G1.

Conexão de internet nas mãos de Moscou pode ser desativada

  • Após a acusação de Kiev, a Starlink afirmou que os terminais da empresa não estavam ativos em território russo e que nunca vendeu os equipamentos para o país.
  • No entanto, não comentou sobre o possível uso da conexão de internet via satélite em territórios ucranianos ocupados pela Rússia na guerra.
  • O próprio Elon Musk comentou sobre o assunto no último domingo (11).
  • Ele disse que as alegações de que a SpaceX, responsável pela Starlink, está vendendo terminais de internet para a Rússia são “categoricamente falsas”.
  • Segundo Musk, se a SpaceX obtiver conhecimento de que um terminal Starlink está sendo usado por uma parte sancionada ou não autorizada, a situação será investigada e o terminar pode ser desativado.