Entrando para a vasta lista de empresas tech realizando cortes, a Mozilla Foundation, dona do Firefox, anunciou na terça-feira (13) a demissão de 60 funcionários, equivalendo à cerca de 5% de sua força de trabalho. Conforme relatado pela Bloomberg, a equipe mais afetada foi a de desenvolvimento de produtos — não apenas os funcionários foram dispensados, mas suas funções foram eliminadas. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • Segundo um porta-voz ao Engadget, o intuito da empresa é reduzir investimentos em algumas áreas de produtos; 
  • A decisão segue uma tendência que vem desde 2022, reforçada em 2023 como o Ano da Eficiência e que segue agora mais concentrada em realinhamento de projetos e otimização de funções; 
  • A notícia também chega após o Mozilla também encerrar o Hubs, mundo virtual 3D lançado em 2018, e reduzir os recursos dedicados ao Mastodon; 
  • Sem surpresas, o novo foco e planos da companhia serão agora concentrados em inteligência artificial (IA). 

Leia mais! 

Para fazer isso, tomamos a difícil decisão de eliminar aproximadamente 60 funções em toda a empresa. Planejamos priorizar recursos para produtos como o Firefox Mobile, onde há uma oportunidade significativa de crescimento e estabelecimento de um modelo melhor para a indústria. 

Porta-voz da Mozilla ao Engadget. 

A companhia também justificou as mudanças com o boom da IA, o principal impulso para a maioria das revisões de negócios (e demissões) no setor tech. Ela também anunciou ainda uma integração de equipes e produtos. “Encontrar ótimo conteúdo ainda é um caso de uso crítico para a Internet. Portanto, como parte das mudanças de hoje, reuniremos o app Pocket, Content e as equipes de AI/ML que suportam conteúdo com a Organização Firefox.” 

publicidade

O redirecionamento também ocorre após a empresa nomear um novo CEO. A ex-executiva do Airbnb, PayPal e eBay, Laura Chambers, que ingressou no conselho da Mozilla há três anos, foi promovida a executiva-chefe até o fim de 2024. 

Seu foco será fornecer produtos de sucesso que promovam nossa missão e construir plataformas que acelerem o impulso. 

Mitchell Baker, ex-CEO e nova Presidente Executiva da Mozilla Corporation.