Um juiz federal dos Estados Unidos estabeleceu a data do julgamento de um processo da Comissão Federal de Comércio (FTC) contra a Amazon por monopólio. O caso será apreciado pela justiça norte-americana em outubro de 2026.

Leia mais

publicidade

Em dezembro do ano passado, a Amazon pediu ao tribunal que rejeitasse o processo, dizendo que a FTC confundiu “práticas comuns de varejo” com conduta anticompetitiva e não identificou danos aos consumidores.

Já a Comissão Federal de Comércio, na semana passada, pediu que a justiça mantivesse o caso. Ela argumentou que a empresa chegou a utilizar um algoritmo que elevou os preços pagos pelos usuários em mais de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5 bilhões).

publicidade

A Amazon alegou que a FTC “descaracteriza grosseiramente” a ferramenta de preços, que foi “usada para tentar impedir a prática de descontos insustentáveis”, e afirma que deixou de usar o algoritmo há vários anos. As informações são da Reuters.

Celular com logotipo da Amazon
Amazon teria adotado práticas irregulares, segundo FTC (Imagem: Pexels)

Amazon é acusada de monopólio

  • A Comissão Federal de Comércio e 17 procuradores-gerais estaduais entraram com uma ação judicial contra a Amazon, acusando-a de práticas monopolísticas que prejudicam consumidores e negócios;
  • A ação alega que a companhia impede a redução de preços por parte de seus concorrentes, prejudica a qualidade do serviço para os clientes, cobra excessivamente dos vendedores e cria obstáculos à inovação.
  • O processo estima que cerca de 100 milhões de compradores tenham sido afetados por essas práticas, resultando em prejuízos de centenas de milhões de dólares por ano;
  • A Amazon é acusada de usar táticas punitivas para manter seus monopólios, como penalizar vendedores que oferecem preços mais baixos e criar obstáculos para induzir a adesão ao programa “Prime”.