A agência espacial do Japão, a JAXA, remarcou o segundo voo de teste do novo foguete H3 para esta sexta-feira (16) – manhã de sábado (17) no país asiático. A princípio, o voo estava agendado para ocorrer na quarta-feira (14), mas a agência o adiou devido à previsão de mau tempo no local de lançamento, o Centro Espacial de Tanegashima.

Para quem tem pressa:

  • A JAXA adiou o segundo voo de teste do foguete H3, inicialmente previsto para quarta-feira (14), para esta sexta-feira (16) devido a previsões de mau tempo no Centro Espacial de Tanegashima, com possibilidade de nova tentativa até o final de março;
  • O H3 está programado para decolar durante uma janela de quase quatro horas que se abre às 21h22 (no horário de Brasília). Você pode assistir ao vivo no canal da JAXA no YouTube, cuja cobertura começará por volta das 20h20 (horário de Brasília);
  • O foguete H3, desenvolvido por mais de uma década como sucessor do H-2A, enfrenta expectativas elevadas após o fracasso de seu voo inaugural em março de 2023, quando o foguete e o satélite ALOS-3 a bordo dele precisaram ser destruídos;
  • O segundo teste visa confirmar a trajetória do foguete H3 e colocar dois microsatélites de observação em órbita, demonstrando sua capacidade de transportar cargas maiores a custos reduzidos e competir no mercado espacial global.

O H3 está programado para decolar do Centro Espacial de Tanegashima durante uma janela de quase quatro horas que se abre às 21h22 (no horário de Brasília). Você pode assistir ao vivo no canal da JAXA no YouTube, cuja cobertura começará por volta das 20h20 (horário de Brasília).

publicidade

Leia mais:

Caso não dê para realizar o voo de teste nesta sexta, a agência espacial japonesa tentará aproveitar outra janela de lançamento até o final de março, conforme informado pela JAXA na quarta. As informações são da agência de notícias Associated Press.

publicidade

Novo foguete do Japão

(Imagem: JAXA)

A JAXA desenvolve o foguete H3 há mais de uma década. O foguete é o sucessor do H-2A, atualmente o modelo principal da agência espacial japonesa. Antes de aposentá-lo, o país planejou mais dois voos.

Este segundo voo de teste do foguete H3 é observado de perto porque coloca a prova não só a capacidade da aeronave, mas do desenvolvimento espacial do Japão. Isso porque o H3 falhou em seu voo de estreia, realizado em março de 2023.

publicidade

Na época, o foguete precisou ser destruído junto à sua carga útil, o satélite avançado de observação terrestre, também chamado de ALOS-3. No segundo voo de teste, o H3 carregará uma maquete do satélite ALOS, chamada VEP-4.

2º voo de teste

A JAXA diz que o objetivo principal do segundo voo de teste é colocar o foguete na trajetória pretendida. A agência também pretende colocar dois microsatélites de observação em órbita. O H3 é projetado para transportar cargas maiores que o H-2A a custos muito menores para ser competitivo globalmente.

publicidade

As expectativas são altas graças à recente sequência de sucessos do país. A JAXA fez um pouso lunar de precisão histórica em janeiro – e a espaçonave chegou ao espaço acoplada ao foguete H-2A. O marco ocorreu dias após o 48º foguete H-2A colocar um satélite espião em sua órbita planejada.