A natureza pode assumir formas espetaculares. É o caso do lago Spirit Lake, em Washington, nos Estados Unidos. Com formato de coração, ele já atraiu milhares de turistas. Mas o mais impressionante é a história por trás da sua configuração atual.

Leia mais

publicidade

Nem sempre o lago teve este formato de coração que podemos ver hoje a partir de imagens de satélite. Antigamente, sua forma lembrava apenas a metade superior de um coração, com os braços leste e oeste apenas estreitamente conectados.

Tudo mudou com a erupção mortal do Monte Santa Helena, que fica a sudoeste do lago, em 18 de maio de 1980. A atividade vulcânica levou a um aumento da superfície do lago de quase 60 metros. Além disso, o deslizamento de terra resultante de detritos forçou suas águas para fora do seu contorno original, invadindo regiões onde antes havia apenas terra firma.

publicidade

Com o tempo, a água, gradualmente, voltou a fluir e o resultado foi a criação de um lago mais amplo, mais raso e em forma de coração (formato que conhecemos hoje). Spirit Lake também é hoje o lar de um tapete de troncos flutuantes arrancados pela erupção, servindo como um lembrete do que aconteceu há quase 45 anos. As informações são da IFLScience.

Imagem: NASA Earth Observatory

Acesso ao lago é limitado

  • Ao contrário do que você pode imaginar, o local não fica cheio de turistas para tirar fotos do lago com formato do coração.
  • Essa até já foi a realidade, mas hoje o acesso é limitado, com a pesca e a natação estritamente proibidas.
  • Acontece que o Spirit Lake está sendo preservado como um laboratório natural para estudar a recuperação de paisagens após erupções vulcânicas.
  • Dessa forma é fundamental que seu “tapete de madeira” siga sem ser perturbado enquanto os pesquisadores fazem o seu trabalho.