Três biólogos da Universidade Estadual de Santa Cruz (Bahia), encontraram o menor vertebrado do mundo – e ele é brasileiro. O sapo-pulga brasileiro, como a espécie foi batizada, foi identificada pela primeira vez em 2011 e, desde então, o trio vem estudando outros exemplares para confirmar seu tamanho minúsculo.

Sapo-pulga brasileiro

Os três biólogos encontraram o sapo em 2011, no sul da Bahia. Eles continuaram investigando para descobrir mais sobre a espécie, de nome científico Brachycephalus pulex.

Veja algumas das descobertas:

• Os pesquisadores foram até onde os sapos foram encontrados, em colinas no sul da Bahia, capturaram vários deles para estudo e, depois, os libertaram;
  • Durante a captura, eles mediram cada sapo para entender os sinais de maturidade (se eles eram daquele tamanho quando filhotes ou já eram adultos). Para isso, eles tiveram que verificar as gônadas e as fendas vocais;
  • Eles confirmaram que os exemplares já estavam adultos e, então, anotaram seu comprimento;
  • A medição de 46 espécies revelou que o comprimento médio do corpo de um sapo-pulga masculino é pouco mais de sete milímetros – menor do que uma ervilha ou uma unha de dedo mínimo. As fêmeas são, em média, um milímetro maior;
  • O menor sapo encontrado tinha apenas 6,45 milímetros de comprimento, 30% menor do que o primeiro exemplar encontrado, em 2011.

Sapo-pulga brasileiro vive no sul da Bahia (Imagem: Divulgação/Renato Gaiga)

Menor vertebrado do mundo

A espécie brasileira é não só o menor anfíbio do mundo, mas também o menor vertebrado.

Como lembra o Phys.org e os pesquisadores, pode haver criaturas menores espalhadas por aí, mas, por enquanto, o sapo-pulga é o menor do qual temos conhecimento.