O que acontece com carro elétrico em climas extremos?

Existem muitas dúvidas do que acontece com carros elétricos em climas extremos como neve ou calor escaldante. Confira agora essas informações
Por Danilo Oliveira, editado por Bruno Ignacio de Lima 17/02/2024 08h20, atualizada em 08/03/2024 02h26
carro elétrico no frio
Imagem: Tricky_Shark/Shutterstock
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Chuva, calor, neve, enchente – são todos desafios climáticos que nossos carros podem acabar se deparando… O mesmo vale para carros elétricos. Nos últimos anos, a popularidade dos veículos elétricos tem crescido significativamente, impulsionada pela preocupação com o meio ambiente e os avanços na tecnologia de baterias. No entanto, surge a pergunta: como lidam esses carros elétricos em climas extremos?

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Vamos explorar o que acontece com os carros elétricos em diferentes cenários climáticos extremos, desde o calor escaldante até as tempestades de neve.

Carros elétricos no calor intenso

Assim como qualquer dispositivo eletrônico, os carros elétricos podem enfrentar desafios em temperaturas extremamente altas. O calor excessivo pode afetar o desempenho da bateria e dos componentes eletrônicos do veículo. Durante o verão, especialmente em regiões com climas quentes como o Rio de Janeiro, os carros elétricos podem aquecer mais do que o normal.

Impacto na bateria:

As baterias dos carros elétricos são sensíveis à temperatura. Temperaturas extremas podem reduzir a eficiência da bateria e diminuir sua vida útil. Quando expostas ao calor intenso, as células da bateria podem se degradar mais rapidamente, afetando a capacidade de armazenamento de energia do veículo. Isso pode resultar em uma redução na autonomia do carro elétrico durante o verão.

Soluções e precauções:

  • Sistemas de refrigeração da bateria: Muitos carros elétricos são equipados com sistemas de gerenciamento térmico que ajudam a manter a temperatura da bateria dentro de limites seguros, mesmo em condições onde o carro elétrico está em um clima extremo, justamente como o calor.
  • Estacionamento à sombra: Estacionar o carro em áreas sombreadas ou cobertas pode ajudar a reduzir a exposição ao sol e evitar o superaquecimento.
  • Pré-condicionamento: Alguns modelos de carros elétricos permitem pré-condicionar a temperatura interna do veículo enquanto ainda está conectado ao carregador, garantindo um ambiente mais confortável ao entrar no carro.
Pessoa carregando carro elétrico
(Imagem: mpohodzhay/Shutterstock)

Carros elétricos em condições de chuva:

Uma das preocupações comuns é se é possível recarregar um carro elétrico enquanto chove. A resposta é sim, na maioria dos casos. Os carregadores elétricos e as tomadas dos veículos são projetados para serem seguros e impermeáveis, permitindo a recarga mesmo em condições de chuva leve a moderada. No entanto, é importante tomar precauções extras para garantir a segurança durante o processo de carregamento em ambientes molhados, afinal, lembre-se que estamos falando de um carro elétrico em um clima extremo.

Segurança durante a recarga na chuva:

  • Utilize carregadores e tomadas à prova d’água: Certifique-se de que o equipamento de carregamento e a tomada do veículo estejam classificados como à prova d’água para evitar choques elétricos ou danos.
  • Evite contato direto com água: Embora o equipamento seja projetado para resistir à água, é aconselhável evitar o contato direto com água sempre que possível durante o processo de carregamento.
  • Verifique as condições do cabo: Certifique-se de que o cabo de carregamento não esteja danificado ou desgastado, o que pode aumentar o risco de curto-circuito ou falha elétrica.

Carros elétricos em condições de neve:

Assim como o calor extremo, o frio intenso também pode afetar o desempenho dos carros elétricos, especialmente em áreas onde a neve é comum. As baixas temperaturas podem reduzir a eficiência da bateria e afetar a capacidade de tração do veículo.

Desafios enfrentados na neve:

  • Redução da autonomia da bateria: Em temperaturas muito baixas, a capacidade da bateria de um carro elétrico pode diminuir, reduzindo a autonomia do veículo em comparação com condições climáticas mais amenas.
  • Tração limitada: A neve e o gelo podem tornar as estradas escorregadias, afetando a tração dos pneus. Alguns carros elétricos estão equipados com sistemas de tração nas quatro rodas ou tecnologia de controle de tração para melhorar o desempenho em condições de neve.
  • Aquecimento da bateria: Para mitigar os efeitos do frio na bateria, alguns carros elétricos possuem sistemas de aquecimento de bateria que ajudam a manter a temperatura ideal para o funcionamento adequado.
carro elétrico sendo carregado em um dia de frio e neve
(Imagem: Vitória Gomez via DALL-E/Olhar Digital)

Carros elétricos em enchentes:

Carros movidos a combustão enfrentam o risco de danos causados pela água em caso de enchentes, os carros elétricos por sua vez também não estão imunes a esse perigo. No entanto, há diferenças importantes no modo como os dois tipos de veículos lidam com o contato com a água.

Riscos de enchentes para carros elétricos:

  • Possibilidade de curto-circuito: Se a água entrar em contato com os componentes elétricos do veículo, há o risco de curto-circuito e danos graves ao sistema elétrico.
  • Danos à bateria: A exposição prolongada à água pode danificar irreversivelmente a bateria do carro elétrico, levando à perda total do veículo.

Procedimentos de segurança:

  • Evite áreas alagadas: Se houver a possibilidade de enchentes, evite dirigir em áreas alagadas para reduzir o risco de danos ao veículo.
  • Desligue a energia: Em caso de enchentes, desconecte imediatamente o carro elétrico da fonte de energia para evitar o risco de choque elétrico.
  • Procure assistência profissional: Se o carro elétrico for exposto a água durante uma enchente, é importante procurar assistência técnica especializada para avaliar e reparar quaisquer danos.

Os carros elétricos são projetados para enfrentar uma variedade de condições climáticas, desde o calor escaldante até as tempestades de neve e as enchentes. No entanto, é importante estar ciente dos desafios específicos que cada clima extremo pode apresentar e tomar as precauções necessárias para garantir o desempenho e a segurança do veículo.

Danilo Oliveira
Colaboração para o Olhar Digital

Danilo Oliveira é jornalista formado pela Universidade Cruzeiro do Sul, amante de jogos, quadrinhos e Puroresu. Atualmente é colaborador do Olhar Digital, podcaster e diretor de comunicação.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.