Faltando menos de um mês para o lançamento, a Fiat divulgou um teaser de 30 segundos mostrando detalhes do seu mais novo modelo: a picape média Titano.

Segundo a própria montadora, a escolha pelo nome foi uma referência a “toda a força que esse veículo terá”. Os Titãs, na mitologia grega, vieram antes até dos deuses e os enfrentaram em uma guerra pelo poder.

publicidade

Leia mais

O novo carro da Fiat tem mesmo poder – e uma aparência imponente. Ela será maior que as “irmãs” Toro e Strada e deve concorrer diretamente com a Toyota Hilux.

publicidade

A Titano chegará ao mercado brasileiro importada do Uruguai e será apresentada oficialmente no dia 14 de março. Uma curiosidade é que lançamento do modelo ocorreria sob a bandeira Peugeot e com o nome Landtrek, mas o grupo Stellantis mudou os planos.

Como a Fiat lidera o segmento aqui no Brasil, com a Strada, a multinacional resolveu apostar em mais uma picape sob o mesmo selo. A ideia é não mexer em time que está ganhando.

publicidade

Assista ao vídeo

  • As imagens mostram as linhas da grade da Fiat Titano, que se ligam ao farol de LED e os faróis de neblina no layout frontal do veículo.
  • Ao lado, vemos maçanetas e retrovisores cromados e rodas de liga-leve.
  • Segundo informações preliminares, o veículo deve vir com ar-condicionado de duas zonas, sensores de monitoramento da calibragem dos pneus e espelhos com ajuste elétrico.
  • A montadora afirma que a picape, que se encaixa no segmento D, “terá a capacidade de trilhar qualquer terreno”.
  • A motorização ainda não foi divulgada, mas, nos mercados em que está presente, a Landtrek é oferecida com motor 1.9 turbodiesel de 150 cv ou 2.4 turbo a gasolina de 210 cv.
  • A Titano deve ter 5,33 m de comprimento, com entre-eixos de 3,18 m e são ainda 2,22 m de largura.
  • As medidas ficam na média das rivais Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger.
  • O preço deve ficar na faixa dessas concorrentes – que varia de R$ 250 mil a R$ 350 mil.
  • Lembrando que as informações oficiais devem ser divulgadas mais próximas do lançamento.

Um mercado em alta

As picapes estão em evidência no mercado brasileiro. Entre 2022 e 2023, as vendas dos 15 modelos mais emplacados desse segmento cresceram 24,1%, segundo dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

O bom momento continua em 2024. Adivinha o carro que ficou em primeiro nas vendas em janeiro deste ano? Sim, foi uma picape: a Fiat Strada – que vem liderando esse ranking há impressionantes 3 anos! Por isso aquela história de não mexer em time que está ganhando (sobre a qual falamos acima).

publicidade

A marca italiana não será a única a lançar um novo veículo desse tipo nos próximos meses. A Volkswagen planeja trazer uma versão atualizada da sua Amarok e a Mitsubishi vai apresentar a nova geração da sua L200.

Segundo analistas, as principais novidades do ano terão motorização a diesel. Isso atende a uma demanda do principal público das picapes: o agronegócio.

As informações são do UOL.