Como sabemos, a vida dos dinossauros começou com um ovo de casca dura. Eles apresentavam uma variedade de formas e tamanhos, dependendo da espécie, mas todos tinham cascas com estruturas internas mais semelhantes aos ovos de pássaros modernos do que aos de qualquer réptil vivo.

Mas quanto tempo durava a vida de um dinossauro? Essa expectativa de vida tem sido debatida há muitos anos, à medida que a tecnologia evolui e os cientistas descobrem mais informações.

Quantos anos viviam os dinossauros?

Em geral, os cientistas podem medir a idade de algumas espécies de dinossauros a partir dos anéis de crescimento dentro dos ossos fossilizados, da mesma forma que podem saber a idade de uma árvore pelos anéis dentro de seu tronco.

Fósseis de dinossauros no Museu de Ontário. (Imagem: Narciso Arellano/Unsplash)

Mas essa técnica não funciona bem em muitas espécies, porque seus ossos cresciam continuamente, portanto não têm anéis de crescimento bem definidos. Além disso, alguns cientistas argumentam que esses fósseis de dinossauros podem nos dizer apenas a idade da criatura quando ela morreu.

De acordo com a BBC Science, algumas estimativas de 100 a 200 anos de vida para as maiores espécies de herbívoros foram baseadas em comparações com crocodilos e tartarugas, que têm metabolismos muito mais lentos. O consenso agora é que os dinossauros Apatosaurus e Diplodocus, por exemplo, provavelmente viveram apenas 70 ou 80 anos, o que é aproximadamente o mesmo que um elefante hoje.

Dito isso, a expectativa de vida dos animais está relacionada, em parte, ao tamanho de seu corpo e, em parte, ao tipo de metabolismo, bem como à dieta e ao ambiente. A duração da vida dos dinossauros provavelmente variava de dezenas a centenas de anos, mas essas estimativas, baseadas na duração da vida de animais de sangue frio, seriam muito longas se os dinossauros tivessem metabolismos mais semelhantes aos das aves e mamíferos modernos.

Estátua de dinossauro em parque da Índia. (Imagem: Vaibhav Pixels/Unsplash)

Como as evidências mais recentes sugerem que muitos dinossauros tinham metabolismos mais parecidos com os das aves, eles provavelmente não tinham o mesmo tempo de vida relativo dos grandes répteis. É possível, então, que os saurópodes atingissem de 50 a 100 anos, os grandes terópodes um pouco menos, e os dinossauros menores pudessem viver até cerca de 10 ou 20 anos. Portanto, a conclusão, de acordo com muitas pesquisas, é que a média de vida dos dinossauros era de 20 a 30 anos.