Caso seu iPhone fique molhado, a Apple avisa: não o coloque no arroz

Esse mito popular se manteve forte por muito tempo, porém, especialistas consideram que colocar o celular no arroz pode danificar o aparelho
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 21/02/2024 02h20
iphone no arroz
Imagem: Orapruek/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Colocar um celular molhado no arroz cru para tentar recuperá-lo é uma técnica que provavelmente quase todo mundo já precisou usar em algum momento da vida, mas quando se trata de iPhone, a Apple não quer que você faça isso para tentar salvar seu dispositivo.

Leia mais:

“Não coloque seu iPhone em um saco de arroz. Fazer isso pode permitir que pequenas partículas de grão de arroz entrem no seu aparelho e o danifiquem”, diz o aviso em um dos manuais de suporte técnico da Apple.

Para ser justo, a Apple não é a única empresa com essa postura, e, na verdade, quase todo suporte profissional de tecnologia terá a mesma postura, já que o método de colocar o celular no arroz quando ele molha é algo difundido popularmente, e não por técnicos da área.

O iPhone tem um alerta que é emitido quando detecta líquido dentro do aparelho, já deixando o dono do celular ciente de que precisa fazer algo para evitar que o dispositivo comece a falhar. E além da conhecida técnica arroz, a Apple também aconselha a evitar outras manobras:

  • Evitar o uso de fontes externas de calor, como secadores de cabelo, ou ar comprimido para soprar líquidos.
  • Também não é recomendável inserir cotonetes ou toalhas de papel nas entradas de carregamento.

O que fazer, então, para tirar água do iPhone

  • A orientação da Apple para esses casos é dar tapinhas no telefone com o conector apontando para baixo. Algo semelhante a tirar água do ouvido após nadar.
  • Depois, basta deixar o aparelho em um local com boa ventilação para secar e aguardar 30 minutos antes de carregá-lo.
  • Se o alerta de líquido ainda aparecer, espere mais tempo. Pode levar até 24 horas para realmente secar toda a água.
  • Desconecte o cabo de carregamento e reconecte se o telefone estiver seco, mas ainda não estiver carregando.

Por anos, a ideia de que o arroz ajudava a secar dispositivos molhados se difundiu, porém, o grão não tem uma propriedade tão grande de absorver a água de um aparelho nessas situações. Caso você já tenha recuperado um celular molhado dessa forma, foi provavelmente o tempo que ele ficou desligado e isolado que o fez secar.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.