NASA vai explorar o cosmos em ultravioleta com a missão UVEX

A missão UVEX está prevista para ser lançada em 2030 e faz parte de um programa da NASA de missões menores e de baixo custo
Por Mateus Dias, editado por Flavia Correia 22/02/2024 15h38
A missão UVEX da NASA irá investigar o espaço em ultravioleta (Crédito: ESA/Hubble & NASA, D. Sand, K. Sheth)
A missão UVEX da NASA irá investigar o espaço em ultravioleta (Crédito: ESA/Hubble & NASA, D. Sand, K. Sheth)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A NASA anunciou recentemente que selecionou a sua mais nova missão do programa Astrophysics Medium-Class Explorer (NASA MIDEX). Denominada UltraViolet EXplorer (UVEX), a espaçonave irá observar o cosmos em luz ultravioleta a fim de entender como as estrelas e as galáxias evoluem.

O NASA MIDEX é o programa contínuo mais antigo da agência e tem como objetivo fornecer acesso frequente e de baixo custo ao espaço. As missões geralmente são pequenas ou médias, podendo preencher lacunas de missões maiores.

Leia mais:

A missão UVEX

Programado para ser lançado em 2030, o observatório espacial UVEX está sendo projetado para olhar rapidamente para fontes de luz ultravioleta. Dessa forma, eventos cósmicos violentos, como explosões que seguem as ondas gravitacionais das colisões de estrelas de nêutrons, poderão ser capturadas.

Além disso, a missão também será equipada com um espectrógrafo ultravioleta que observará estrelas massivas e explosões solares, de acordo com Nicola Fox, administradora associada da Diretoria de Missões Científicas da NASA.

Esta missão trará capacidades-chave em luz ultravioleta próxima e distante para a nossa frota de telescópios espaciais, fornecendo uma riqueza de dados de pesquisa que abrirão novos caminhos na exploração dos segredos do cosmos.

Nicola Fox, administradora associada da Diretoria de Missões Científicas da NASA.

A UVEX, junto de outras missões que já estão operando e que ainda serão lançadas, como os telescópios espaciais Euclid, da Agência Espacial Europeia (ESA) e Nancy Grace Roman, da NASA, trabalhará para construir um mapa do Universo e estudar mudanças fugazes no cosmos a partir de observações em diferentes comprimentos de onda.

Mais sobre a missão:

  • O trabalho científico da missão UVEX será liderado por Fiona Harrison, astrônoma do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena;
  • A NASA também conta com parceiros que inclui=em a Universidade da Califórnia em Berkeley, a empres Northrop Grumman e o Laboratório de Dinâmica Espacial dos EUA;
  • O desenvolvimento da missão custará em torno de 300 milhões de dólares, isso sem considerar os custos de lançamento.
Redator(a)

Mateus Dias é estudante de jornalismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é redator de Ciência e Espaço do Olhar Digital

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.