Um fundo de Corporate Venture Capital (CVC) pode estar em criação pela Petrobras, em conjunto com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O fundo seria voltado ao apoio para micro, pequenas e médias empresas de base tecnológica e as instituições já começaram a estudar sua criação, conforme veiculado na CNN Brasil.

Leia mais:

publicidade

A Petrobras afirma que ainda está mapeando setores para entender onde será mais vantajoso investir o capital do fundo, deixando claro que a pauta de energias de baixo carbono serão o foco.

“Nesse primeiro momento, a ideia é identificar os setores mais promissores para esse tipo de investimento, considerando os temas relacionados à transição energética e que estejam alinhados às estratégias de longo prazo da Petrobras e do BNDES”, informou a estatal.

publicidade

Petrobras e BNDES já haviam firmado acordo para trabalhar em pautas de descarbonização

  • Um acordo com duração de quatro anos foi assinado em junho do ano passado e formou a Comissão Mista BNDES-Petrobras.
  • Ele é chamado de Acordo de Cooperação Técnica, e a comissão vai reunir esforços na área de óleo e gás.
  • O foco é fomentar avanços na pesquisa científica, transição energética e descarbonização.

O gestor do fundo de CVC deverá ser escolhido por meio de edital público. Ele terá independência para tomar decisões sobre os investimentos em nome do fundo. No entanto, o plano será buscar projetos inovadores que usam energias renováveis e de baixo carbono; a medida deve acelerar o posicionamento da Petrobras na transição energética.

“A cooperação com o BNDES vai acelerar os processos de governança e estruturação do CVC, que servirá de alavanca de crescimento para a captura de valor da inovação em energias de baixo carbono, em linha com as nossas estratégicas divulgadas para o Plano Estratégico 2024–2028”, afirmou em nota o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

publicidade