A Blue Origin, divulgou uma foto de um foguete em sua plataforma de lançamento no Kennedy Space Center, na Flórida. O foguete em questão é o New Glenn, nomeado em homenagem a John Glenn, que se tornou o primeiro americano a orbitar a Terra em 1962.

A colocação do foguete na plataforma de lançamento faz parte de uma campanha de testes para permitir que as equipes da Blue Origin pratiquem, testem e aprimorem suas habilidades em integração de veículos, transporte, suporte no solo e operações de lançamento. O foguete permanecerá na plataforma de lançamento por cerca de uma semana.

Leia mais:

New Glenn

  • Com altura de aproximadamente 98 metros, o New Glenn inclui carenagem de carga útil de sete metros, o dobro do tamanho dos veículos comerciais de lançamento comercial padrão;
  • Segundo representantes da Blue Origin, a carenagem é tão grande que poderia acomodar três ônibus escolares;
  • Conforme o Universe Magazine, o foguete terá sua fase inicial reutilizável, semelhante ao foguete Falcon 9 da SpaceX;
  • Deve durar pelo menos 25 missões e pousará em plataforma offshore logo após o lançamento;
  • No entanto, os motores BE-4 New Glenn, que estão sendo testados atualmente nas instalações da NASA em Huntsville, Alabama e no Local de Lançamento da Blue Origin no Texas, não serão instalados para testes na Base Kennedy.

Objetivos e uso do New Glenn

O objetivo do New Glenn é apoiar várias missões para clientes da Blue Origin, incluindo o retorno à Lua como parte do programa Artemis da NASA. Além disso, está previsto seu uso em 27 missões de implantação de satélites de internet do Projeto Kuiper da Amazon nos próximos anos, concorrendo com a Starlink da SpaceX.

publicidade

O lançamento bem-sucedido do foguete New Shepard, também da Blue Origin, foi relatado anteriormente, e agora a empresa está animada com o lançamento do New Glenn. Jeff Bezos, em uma reação ao fato do foguete estar na plataforma de lançamento pela primeira vez, postou no X: “Ano importante pela frente. Vamos lá!”