Ilustração de uma anã marrom. (Imagem: Ana Luiza Figueiredo via DALL-E / Olhar Digital)
Enquanto analisava dados do Next Generation Transit Survey (NGTS) e do Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), uma equipe internacional de astrônomos identificou uma nova anã marrom com características surpreendentes. O objeto, batizado de NGTS-28Ab, completa uma órbita ao redor de sua estrela em aproximadamente 30 horas, representando uma descoberta significativa na astronomia.
Anãs marrons são corpos celestes que se situam em uma categoria intermediária entre planetas e estrelas, com massas variando entre 13 e 80 vezes a massa de Júpiter (0,012 a 0,076 massas solares). Apesar de já se ter identificado uma quantidade significativa desses objetos, encontrar anãs marrons que orbitam outras estrelas é um evento raro. A descoberta foi publicada em 15 de fevereiro no servidor de pré-publicação arXiv.
Leia mais:
Os resultados colocam NGTS-28Ab como uma das anãs marrons de período orbital mais curto identificadas na “deserto das anãs marrons” — uma região com escassez de objetos semelhantes orbitando estrelas de sequência principal muito de perto (dentro de 3 UA). NGTS-28Ab orbita uma das anãs M mais quentes dentro deste deserto.
NGTS-28Ab oferece uma nova oportunidade para aprofundar o entendimento dessa região. Acredita-se que o deserto das anãs marrons seja causado pela mínima sobreposição nas distribuições das mecânicas de formação planetária e estelar. Portanto, é importante modelar parâmetros que possam indicar a formação de cada objeto.
Trecho do artigo
Esta post foi modificado pela última vez em 26 de fevereiro de 2024 16:02