A partir desta terça-feira, 27 de fevereiro, a Uber dará continuidade à expansão de sua função destinada a adolescentes em território brasileiro. O recurso, desenvolvido para que pais ou responsáveis possam convidar jovens entre 12 e 17 anos sob sua tutela a criarem uma conta no aplicativo, permitindo que solicitem viagens com supervisão, estará disponível em todo o país.

Inicialmente testado em treze cidades brasileiras, incluindo Belo Horizonte, Campo Grande, e Curitiba, o Uber Adolescentes chega agora a uma escala nacional após um período piloto iniciado no final de outubro passado. A expansão segue os passos de lançamentos semelhantes nos Estados Unidos e no Canadá.

Leia mais:

Com a nova funcionalidade, adolescentes poderão solicitar viagens através de suas próprias contas, enquanto os responsáveis receberão atualizações em tempo real sobre o trajeto, desde o embarque até o desembarque. Isso proporciona aos pais ou responsáveis uma visibilidade constante das atividades dos jovens durante o deslocamento, aumentando a sensação de segurança.

publicidade

O transporte por aplicativo pode ser uma alternativa mais segura para as pessoas se deslocarem. Com o Uber Adolescentes, os responsáveis terão visibilidade do uso do aplicativo pelos jovens todo o tempo.

Silvia Penna, diretora geral da Uber no Brasil

O recurso surge como resposta à necessidade de mobilidade para os adolescentes, muitas vezes limitados pela disponibilidade dos responsáveis. Uma pesquisa conduzida pela própria Uber nos Estados Unidos revelou que metade dos pais ou responsáveis já enfrentaram dilemas entre levar os filhos a compromissos e atender a obrigações profissionais. Além disso, 40% dos jovens deixaram de participar de eventos ou atividades pela falta de uma alternativa de transporte.

Desde o início dos testes em 2022 no Canadá e em 2023 nos Estados Unidos, a Uber tem recebido feedbacks positivos tanto de famílias quanto de motoristas parceiros. Os pais elogiam a flexibilidade e tranquilidade proporcionadas pelo recurso, enquanto os adolescentes se sentem mais independentes ao utilizar o serviço.

Como usar nova funcionalidade do Uber

  • A configuração de uma conta Uber Adolescentes é simples: por meio do perfil familiar no aplicativo Uber, os responsáveis podem convidar os adolescentes para criar uma conta.
  • Após concluir o processo educativo de segurança, os adolescentes podem começar a solicitar viagens por conta própria. Veja o passo a passo aqui.
  • A segurança é uma prioridade na experiência do Uber Adolescentes. Recursos como U-Código, que solicita um código exclusivo para cada viagem, e U-Ajuda, que monitora o trajeto em busca de irregularidades, garantem uma camada extra de proteção aos usuários.
  • Além disso, a gravação de áudio (U-Áudio) pode ser habilitada pelo adolescente para registrar suas viagens de forma criptografada, oferecendo uma medida adicional de segurança.
  • Para mais informações sobre as contas para adolescentes da Uber e respostas às perguntas frequentes, os interessados podem acessar a página dedicada no aplicativo.