Anel fitness, óculos inteligentes e AirPods com câmeras. Essas ideias de wearables (dispositivos vestíveis) estão na mesa de discussão da Apple, segundo a edição da newsletter de Mark Gurman publicada no domingo (25) na Bloomberg.

Para quem tem pressa:

  • A Apple considera expandir sua linha de wearables (dispositivos vestíveis). Segundo a newsletter de Mark Gurman, da Bloomberg, ideias como anel inteligente com recursos de saúde do Apple Watch, óculos com IA e AirPods com câmeras estão em discussão na empresa;
  • Engenheiros da Apple discutem o desenvolvimento de óculos inteligentes que incorporariam câmeras e assistente de IA. O dispositivo seria parecido ao desenvolvido pela Meta em parceria com a Ray-Ban. Este projeto está atualmente sob “investigação tecnológica”;
  • Já a ideia de um anel inteligente é ainda um conceito em discussão, sem desenvolvimento ativo. Os AirPods com câmeras, com codinome B798, estão em fase de investigação para incorporar câmeras de baixa resolução e sensores de saúde;
  • Estas inovações reforçariam o portfólio de dispositivos vestíveis da Apple para cativar novos clientes, estimular o crescimento e intensificar a integração ao seu ecossistema, segundo Gurman.

Segundo Gurman, a empresa consideraria, por exemplo, pegar recursos do Apple Watch, como monitoramento de saúde, e colocar num anel inteligente. Veja abaixo outras ideias sobre as quais engenheiros da empresa matutam:

Leia mais:

Novos wearables da Apple (?)

apple vision pro
(Imagem: Ringo Chiu/Shutterstock)

Os engenheiros da Apple discutiram recentemente a possibilidade de desenvolver óculos inteligentes parecidos aos lançados pela Meta em parceria com a Ray-Ban, por exemplo. Os óculos teriam câmera e assistente de inteligência artificial (IA).

publicidade

Para Gurman, ambas as ideias reforçariam uma área que já se tornou um negócio sólido para a Apple: dispositivos vestíveis. “Os wearables podem ajudar a empresa a alcançar novos clientes, impulsionar o crescimento e manter as pessoas ainda mais presas ao ecossistema da Apple do que já estão. Parece claro que a Apple quer expandir ainda mais essa categoria. Mas a grande questão é como.”

Por outro lado, Gurman ressalta que, por ora, a ideia do anel é apenas uma ideia. Isso significa que a Apple não está desenvolvendo o dispositivo. “Mas certamente há pessoas dentro das paredes do campus da Apple promovendo o conceito”, pondera Gurman. Já os óculos estão em “investigação tecnológica” dentro da divisão de engenharia de hardware da Apple, segundo ele.

Por fim, a newsletter aponta que a Apple poderia pegar seus AirPods e torná-los mais inteligentes. A empresa explora a ideia de colocar câmeras nos fones de ouvido, junto a IA mais avançada e sensores voltados à saúde. Isso daria aos consumidores muitos dos benefícios dos óculos inteligentes sem precisar de lentes e armações, segundo Gurman.

Essa investigação, com codinome B798, começou em 2023. Nela, engenheiros precisam descobrir como encaixar sensores de câmera de baixa resolução em fones de ouvido do tamanho dos AirPods de hoje. Tais câmeras poderiam teoricamente ser usadas para capturar dados que seriam processados por IA e auxiliar as pessoas em suas rotinas diárias, explicou Gurman.