Se você já é idoso ou idosa e recebe até dois salários mínimos e não possui formas de comprovar renda, saiba que é possível viajar de maneira gratuita ou com 50% de desconto no valor das passagens interestaduais de ônibus. Para isso, é necessário apenas emitir a Carteira do Idoso. Pensando em lhe ajudar nesse processo, o Olhar Digital preparou um passo a passo para você saber como fazer a solicitação.

O que é a Carteira do Idoso?

A Carteira do Idoso é um documento utilizado para comprovar baixa renda e conseguir o direito de ter acesso ao transporte interestadual de maneira gratuita, contanto que são duas vagas por veículo) ou então com desconto de 50%.

publicidade

Na Carteira do Idoso vão as informações de identificação pessoal do beneficiário e também um QR Code para validação. Vale ressaltar, que se você tem como comprovar renda, não precisa emitir o documento, já que apenas com o comprovante de que tem renda de até 2 salários mínimos e o documento de identidade já dá para ter acesso ao benefício.

Porém, se você mesmo assim quiser emitir a carteira, o sistema também permite a emissão para as pessoas que possuem formas de comprovar a renda.

publicidade

Requisitos necessários

Além de você precisar ter mais de 60 anos e renda de até 2 salários mínimos, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal. Caso não possua a inscrição, é necessário entrar em contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência para fazê-la.

Como solicitar a carteira do idoso pela internet?

A solicitação é feita de forma simples por meio do site carteiraidoso.cidadania.gov.br. Continue a leitura e confira o passo a passo.

Tempo necessário: 3 minutos

  1. Acesse o site carteiraidoso.cidadania.gov.br e clique em “Emitir Carteira”

    Carteira do Idoso

  2. Clique em “Entrar com gov.br”

    Você vai ser redirecionado para o site do gov.br, onde será necessário fazer login. Caso você não tenha uma conta, tem que criá-la. Para lhe ajudar, também temos um passo a passo e você pode ver clicando aqui.Carteira do Idoso

  3. Insira o seu CPF

    Carteira do Idoso

  4. Coloque a sua senha e toque em “entrar”

    Carteira do Idoso

  5. Autorize a utilização de seus dados pessoais

    Carteira do Idoso

  6. Selecione “Emitir Carteira”

    Após isso, você só vai precisar fazer algumas confirmações e a sua carteira estará pronta. Assim, basta imprimi-la, salvar no computador ou celular.Carteira do Idoso