Ter a sua conta na plataforma Gov.br é fundamental para conseguir acessar uma série de serviços do Governo Federal. O mais recente é a possibilidade de receber dinheiro “esquecido”nos bancos, cujo saque dependerá exclusivamente de um cadastro ativo na plataforma.

Confira como criar o seu em poucos cliques no guia abaixo.

Cadastrar uma nova conta no Gov.br

De início, saiba que o serviço está disponível para qualquer cidadão que possua um CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). O código, inclusive, é utilizado como credencial para acessar a página do governo.

Uma das vantagens do Gov.br é reunir mais de 3 mil serviços em um só lugar, como, por exemplo, o Meu INSS, CNH Digital, Carteira de Trabalho Digital (CTPS), o ConecteSUS, que ganhou ainda mais importância ao longo da pandemia, dentre vários outros.

publicidade

1. O primeiro passo para criar uma conta é acessar o portal pelo endereço https://www.gov.br/pt-br. Depois, clique em ‘Entrar’ na lateral superior direita.

Como criar uma conta na plataforma Gov.br

2. Em seguida, digite o seu CPF e clique em ‘Continuar’.

Como criar uma conta na plataforma Gov.br

3. Na próxima tela, marque a caixa de seleção para concordar com os termos, resolva o Captcha e clique novamente em ‘Continuar’.

Como criar uma conta na plataforma Gov.br

4. Em seguida, o usuário pode escolher entre duas opções: seguir com o cadastro por meio das informações de uma conta em um dos bancos listados ou ‘Tentar de outra forma’ caso prefira outro método.

5. Caso clique em ‘Tentar de outra forma’, o próximo passo será responder a algumas perguntas básicas, como data de nascimento, nome dos pais, etc. No fim, clique em ‘Confirmar’. 

6. Após confirmar os seus dados pessoais, a página enviará um código de segurança para a conta de e-mail e o número de celular cadastrados no passo anterior.

7. Por fim, digite o código recebido e crie uma senha de acesso para o Gov.br (aproveite e confira algumas dicas para criar combinações mais fortes).

A última dica é: mantenha os seus dados sempre atualizados na plataforma pelo campo ‘Dados Básicos’, o que aumenta as chances de recuperar a sua conta em caso de problemas.

Pronto! Agora você já sabe como se cadastrar no Gov.br.

Agora que você já sabe como criar sua conta, saiba também como aumentar o nível da conta Gov.br.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!