Estes são alguns destaques da edição desta terça-feira (27):
Mancha solar de erupção recorde já tem oito vezes o tamanho da Terra
Conforme noticiado pelo Olhar Digital, na noite de quinta-feira (22), uma grande mancha solar denominada AR3590 produziu uma forte erupção de classe X6.37 – a mais poderosa do Ciclo Solar 25, que teve início em 2019. De acordo com o site de climatologia e meteorologia espacial Spaceweather.com, essa megaexplosão aconteceu menos de 24 horas depois de duas erupções ocorridas na mesma mancha – uma de classe X1.8 e outra X1.7.
Robô humanoide vai receber investimento milionário de Bezos, OpenAI e Nvidia
O bilionário e fundador da Amazon, Jeff Bezos, e outras gigantes da tecnologia, como Nvidia, OpenAI e Microsoft estão investindo na startup Figure AI, especializada no desenvolvimento de robôs humanoides. De acordo com fontes ouvidas pela Bloomberg News, a startup está atraindo a atenção de fundos e investidores de peso para uma rodada de financiamento, que se aproxima dos US$ 675 milhões.
Sonda lunar Odysseus pode ‘morrer’
A sonda robótica Nova-C (nesta versão, chamada de Odysseus), da missão IM-1, da Intuitive Machines, deve continuar operacional na superfície da Lua apenas até esta terça-feira (27). Devido à posição de pouso da sonda, os painéis e antenas não estão orientados exatamente como planejado. E isso dificulta tanto a comunicação quanto a geração de energia.
Missão da NASA que colidiu com asteroide remodelou a rocha espacial
Em 2021, a NASA lançou ao espaço a missão DART (sigla em inglês para Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo). O objetivo era provocar uma colisão com rochas espaciais na tentativa de desviar a trajetória delas, o que serviria como um novo método de defesa da Terra. No ano passado, a espaçonave se chocou contra Dimorphos, a “lua” do asteroide Didymos, e conseguiu desviar sua rota. No entanto, pesquisadores descobriram que a colisão produziu um outro efeito: ela remodelou a rocha espacial.
MWC 2024: agora é possível controlar o carro com os olhos!
Parece algo além da compreensão, mas uma empresa chinesa, a Honor, revelou ao mundo nos últimos dias uma tecnologia que faz com que seja possível um carro ser controlado apenas com os olhos do usuário e um aplicativo de celular.
O Olhar Digital News é exibido de segunda a sexta em nossas redes. Acompanhe!