Conheça o primeiro caminhão com célula de combustível de hidrogênio

Startup de veículos pesados movidos a bateria e células de combustível desenvolveu 42 unidades de caminhões ao todo
Por Ana Julia Pilato, editado por Bruno Capozzi 28/02/2024 02h00, atualizada em 01/03/2024 11h32
image-2
(Imagem: Nikola Corp. / Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Nikola Corp., startup de veículos pesados movidos a bateria e células de combustível, entregou o primeiro modelo de caminhão com célula de combustível de hidrogênio nos Estados Unidos. Conforme divulgado pela empresa, o lançamento aconteceu durante o quarto trimestre de 2023.

Entenda:

  • A Nikola Corp., startup de veículos pesados movidos a bateria e células de combustível, lançou o primeiro modelo de caminhão com célula de hidrogênio nos EUA;
  • A entrega aconteceu durante o quarto trimestre de 2023, com 42 caminhões produzidos ao todo. 35 unidades foram entregues aos revendedores, e sete foram reservados para testes e demonstrações de frota;
  • Após um recall de segurança dos caminhões Tre BEV no ano passado, a Nikola pretende devolver os veículos aos usuários até o início do terceiro trimestre.

Foram produzidos 42 caminhões a hidrogênio, com 35 unidades entregues aos revendedores – que incluem Biagi Bros, IMC Logistics, 4Gen/Duncan and Sons Lines, Alberta Motor Transport e Coyote Container. Os sete caminhões restantes foram reservados para testes e demonstrações de frota.

Leia mais:

Mais caminhões devem chegar em breve

Logo da Nikola em um caminhão da montadora
(Imagem: Nikola / Divulgação)

“Hoje estamos compartilhando o que realizamos e como estamos fornecendo soluções de mobilidade totalmente integradas com emissões zero para frotas”, disse o presidente e CEO da Nikola, Steve Girsky, no comunicado publicado na PR Newswire.

Após fazer um recall de segurança por risco de incêndio nas baterias dos caminhões Tre BEV no ano passado, a startup afirma estar “no caminho certo para começar a levar nossos caminhões elétricos a bateria de volta aos usuários finais”, com expectativa de que os veículos sejam devolvidos até o início do terceiro trimestre.

Ana Julia Pilato
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é formada em Jornalismo pela Universidade São Judas (USJT). Já trabalhou como copywriter e social media. Tem dois gatos e adora filmes, séries, ciência e crochê.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.