“Navio dos Sonhos”: a nave que levará chineses à Lua

Missão deve ocorrer até 2030 e, se for bem-sucedida, a China vai se tornar o segundo país a levar humanos à superfície lunar
Por Ana Julia Pilato, editado por Bruno Capozzi 28/02/2024 11h35
superficie-lua-1
(Imagem: Dima Zel/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Agência Espacial Tripulada da China (CMSA) divulgou os nomes dos componentes de suas missões lunares com humanos. Uma cápsula de 22 toneladas que vai levar os astronautas à Lua recebeu o nome Mengzhou (que pode ser traduzida para “Navio dos Sonhos”), e o módulo de pouso foi denominado Lanyue (que significa “Abraçando a Lua”).

Entenda:

  • A Agência Espacial Tripulada da China (CMSA) revelou os nomes da cápsula e do módulo de pouso de sua próxima missão lunar com humanos: Mengzhou (“Navio dos Sonhos”) e Lanyue (“Abraçando a Lua”), respectivamente;
  • Os nomes possuem conotações culturais importantes na história da China – Lanyue vem de um poema de Mao Zedong (fundador da República Popular da China) e representa as aspirações do país na exploração do universo; Mengzhou remete ao sonho da nação chinesa em pousar na Lua;
  • A missão ainda não tem uma data exata para acontecer, mas a expectativa é de que, se tudo correr conforme o planejado, os componentes sejam enviados à Lua até 2030;
  • Se a missão for bem-sucedida, a China será o segundo país a enviar humanos à superfície lunar.

A CMSA ainda não revelou uma data exata para a missão, mas, se tudo correr conforme o esperado, a expectativa é de que os componentes sejam enviados à Lua no topo do foguete Longa Marcha 10 até 2030. Se os planos se concretizarem, a China vai se tornar o segundo país a levar humanos à superfície lunar.

Leia mais:

China dá um novo passo em direção à Lua

Imagem mostra a bandeira da China posicionada sobre a superfície da Lua
(Imagem: BeeBright / Shutterstock)

Como explica Ji Qiming, diretor assistente da CMSA, à CCTV Video News Agency, os nomes das embarcações “carregam características distintas da China e das épocas, e têm ricas conotações culturais”: Lanyue vem de um poema de Mao Zedong (fundador da República Popular da China), representando as aspirações do país na exploração do universo. Já Mengzhou remete ao sonho da nação chinesa em pousar na Lua.

Com nove metros de comprimento, a Mengzhou vai incluir um módulo de reentrada projetado para abrigar a equipe da missão que também funciona como uma central de controle. A cápsula ainda vai contar com um módulo de serviço para abrigar os sistemas de energia e propulsão.

Ana Julia Pilato
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é formada em Jornalismo pela Universidade São Judas (USJT). Já trabalhou como copywriter e social media. Tem dois gatos e adora filmes, séries, ciência e crochê.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.