Honda vai lançar cadeira de rodas com realidade virtual

Fabricante indica que seu dispositivo deve ser usado para entretenimento, em locais sem obstáculos
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Rodrigo Mozelli 28/02/2024 22h20, atualizada em 29/02/2024 21h45
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Honda anunciou o lançamento de uma cadeira de rodas que combina realidade virtual (RV) com mobilidade pessoal. Batizado de Uni-One, o dispositivo vai integrar o ambiente físico com o cenário tecnológico da “realidade estendida” (RE). A empresa indica que a novidade será usada apenas para entretenimento.

Cadeira de rodas com realidade virtual da Honda

A Honda descreve o dispositivo como “nova experiência de realidade estendida que combina realidade virtual com dispositivos de mobilidade pessoal”.

Leia mais:

A intenção é melhorar a experiência virtual, unindo o cenário dentro da tecnologia com o espaço ao redor real. Como exemplifica o The Verge, a Honda pode simular corridas em paisagem alienígena e usar a parte superior do corpo, tornando tudo mais envolvente.

O Uni-One ainda tem viva-voz, controle de equilíbrio e se eleva a posição “alta” de até 70 cm para ficar mais próximo do nível das outras pessoas.

Imagem: Reprodução/Honda

Como funciona e especificações

  • Quando estiver sentado, o usuário pode se mover para frente e para trás, diagonal ou lateralmente, apenas inclinando o corpo na direção indicada, deslocando seu próprio peso;
  • Ainda, é possível dirigir usando um joystick;
  • Quando não estiver na posição “alta”, o usuário fica na altura de pessoas sentadas ou crianças pequenas;
  • Ele pesa cerca de 70 kg e pode chegar a algo em torno de 4 km/h;
  • A cadeira de rodas é movida por bateria substituível de íons de lítio, com 8 km de alcance e capacidade para pesos de até 110 kg;
  • O Uni-One é baseado no monociclo Uni-Cub da Honda, de 2012, e será apresentado no evento SXSW em Austin, Texas, no próximo mês.

Imagem: Reprodução/Honda

Onde usar a cadeira de rodas da Honda

No anúncio, a Honda não associa o dispositivo de RV, sua “cadeira de rodas”, a pessoas com deficiência. Ou seja, apesar do nome, o uso é contraindicado.

A marca diz que a tecnologia é ideal para o entretenimento e pode ser usada em shoppings, parques temáticos e outras instalações de diversão internas ou externas – basta ter espaço suficiente para se locomover.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.