O avistamento de OVNIs mexe com a imaginação popular. Diversos relatos, inclusive com imagens, já foram divulgados nos últimos anos. Mas será que pode existir um ponto ideal para avistar tais objetos? Foi pensando nisso que dois geógrafos e um pesquisador do Departamento de Defesa dos Estados Unidos criaram um mapa.
Leia mais
- Vídeo de tropas ucranianas avistando ÓVNI viraliza; assista
- OVNIs: Pentágono lança site exclusivo com vídeos de ocorrências
- Por que ainda não encontramos aliens? A resposta pode estar nos buracos negros

“Pontos quentes” de avistamento de OVNIs
Eles utilizaram dados do Centro Nacional de Pesquisa de OVNIs, com registros de mais de 98 mil relatos de avistamentos públicos entre 2001 e 2020. Com estas informações em mãos, procuraram entender os fatores ambientais locais que determinam a distribuição geográfica de seus avistamentos em todo o território dos EUA.
A conclusão deste trabalho foi a elaboração de um mapa que mostra os pontos onde há maior possibilidade de avistamento dos objetos voadores não identificados.
Segundo os responsáveis pelo mapa, os chamados “pontos quentes” parecem estar associados a espaços naturais abertos e céus escuros onde clarões no céu são mais visíveis. Além disso, geralmente estão perto de bases militares (o que reforça a teoria de que muitos OVNIs são na verdade aviões das forças armadas).
No entanto, a análise não esclarece a natureza dos avistamentos. O mapa foi apresentado em estudo publicado na revista Scientific Reports. As informações são da IFLScience.

O que revela o mapa?
- A conclusão dos pesquisadores é que a melhor aposta para avistar um OVNI nos EUA é ir para o oeste.
- Outra possibilidade é a Nova Inglaterra.
- Uma dica valiosa é se afastar do sul.
- Os “pontos quentes” incluem a maioria dos estados do oeste, incluindo Washington, Oregon, Nevada e Arizona, bem como grandes porções de Idaho, Novo México e Utah.
- Do outro lado do país, Vermont, New Hampshire e Maine pode ser destinos “sortudos”.
- Agora, será praticamente impossível avistar qualquer coisa se você estiver na Louisiana, Mississippi e Alabama.