Mapa revela melhores pontos para avistar OVNIs nos EUA

Quase 100 mil relatos de avistamentos públicos de OVNIs foram registrados nos Estados Unidos entre 2001 e 2020
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Lucas Soares 29/02/2024 15h58, atualizada em 01/03/2024 21h04
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O avistamento de OVNIs mexe com a imaginação popular. Diversos relatos, inclusive com imagens, já foram divulgados nos últimos anos. Mas será que pode existir um ponto ideal para avistar tais objetos? Foi pensando nisso que dois geógrafos e um pesquisador do Departamento de Defesa dos Estados Unidos criaram um mapa.

Leia mais

OVNIs
Quase 100 mil relatos de avistamentos públicos de OVNIs foram registrados nos EUA entre 2001 e 2020 (Imagem: Computer Earth/Shutterstock)

“Pontos quentes” de avistamento de OVNIs

Eles utilizaram dados do Centro Nacional de Pesquisa de OVNIs, com registros de mais de 98 mil relatos de avistamentos públicos entre 2001 e 2020. Com estas informações em mãos, procuraram entender os fatores ambientais locais que determinam a distribuição geográfica de seus avistamentos em todo o território dos EUA.

A conclusão deste trabalho foi a elaboração de um mapa que mostra os pontos onde há maior possibilidade de avistamento dos objetos voadores não identificados.

Segundo os responsáveis pelo mapa, os chamados “pontos quentes” parecem estar associados a espaços naturais abertos e céus escuros onde clarões no céu são mais visíveis. Além disso, geralmente estão perto de bases militares (o que reforça a teoria de que muitos OVNIs são na verdade aviões das forças armadas).

No entanto, a análise não esclarece a natureza dos avistamentos. O mapa foi apresentado em estudo publicado na revista Scientific Reports. As informações são da IFLScience.

Mapa indica os melhores pontos para o avistamento de OVNIs nos EUA (Imagem: Medina, Brewer & Kirkpatrick/Sci Rep (2023)

O que revela o mapa?

  • A conclusão dos pesquisadores é que a melhor aposta para avistar um OVNI nos EUA é ir para o oeste.
  • Outra possibilidade é a Nova Inglaterra.
  • Uma dica valiosa é se afastar do sul.
  • Os “pontos quentes” incluem a maioria dos estados do oeste, incluindo Washington, Oregon, Nevada e Arizona, bem como grandes porções de Idaho, Novo México e Utah.
  • Do outro lado do país, Vermont, New Hampshire e Maine pode ser destinos “sortudos”.
  • Agora, será praticamente impossível avistar qualquer coisa se você estiver na Louisiana, Mississippi e Alabama.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.