Pela primeira vez na história, fotografias de acasalamento entre baleias-jubarte foram registradas, marcando um avanço significativo no entendimento do comportamento sexual desses gigantes dos mares. Além do fato histórico em si, a cópula flagrada foi entre dois machos.

O episódio foi documentado por fotógrafos durante uma viagem de lazer na região de Maui, que, ao perceberem a peculiaridade do que haviam capturado, procuraram a especialista Stephanie Stack, da Pacific Whale Foundation, para analisar as imagens. Para surpresa da comunidade científica, foi confirmado que ambos os participantes do ato eram machos.

publicidade

Leia mais:

Apesar de serem bem estudadas há décadas, o comportamento sexual das baleias-jubarte permaneceu em grande parte um mistério até agora. Esta descoberta desafia nossas noções preconcebidas sobre o comportamento das baleias-jubarte. Embora tenhamos reconhecido há muito tempo as estruturas sociais complexas dessas incríveis criaturas, testemunhar a cópula de duas baleias machos pela primeira vez é um evento único e notável.

Stephanie Stack, da Pacific Whale Foundation, em comunicado enviado ao IFLScience

O estudo, publicado na revista Marine Mammal Science, não apenas joga luz sobre os comportamentos sexuais das baleias-jubarte, mas também questiona as motivações por trás desses atos. O estudo sugere que tais comportamentos não reprodutivos podem ter várias funções, incluindo a aprendizagem de comportamentos reprodutivos, estabelecimento de relações de dominância, formação de alianças sociais, ou a redução de tensões sociais.

publicidade
baleias-jubarte
A baleia jubarte A em forma de S, suspeita-se que comportamento esteja associada ao estresse ou a evitar perigo. (Imagem: Lyle Krannichfeld and Brandi Romano)

Ao contrário da norma, o par de baleias envolvido no evento registrado não se intimidou com a presença humana, aproximando-se e circundando o barco dos fotógrafos várias vezes durante o ato. Isso levanta questões sobre a consensualidade da interação, especialmente considerando que uma das baleias, referida como “A”, apresentava sinais de má saúde e infestação por parasitas, possivelmente devido a um choque anterior com uma embarcação.

O sexo das baleias-jubarte

As baleias foram observadas ao largo da costa de Maui, Havaí. (Imagem: Lyle Krannichfeld and Brandi Romano)
  • A observação abre caminho para novas investigações sobre a frequência de encontros sexuais entre animais do mesmo sexo entre as baleias-jubarte, questionando se tais eventos são tão comuns quanto ou mais frequentes do que os encontros entre machos e fêmeas.
  • Registros históricos, incluindo um relato de quarenta anos atrás, já indicavam interações sexuais entre machos, embora a cópula em si não tenha sido observada diretamente até agora.
  • As baleias-jubarte migram para águas tropicais durante o inverno para se reproduzir e criar seus filhotes, aumentando a probabilidade de tais comportamentos serem observados.
  • No entanto, até o momento, mesmo a extrusão peniana, um preparativo para o acasalamento, foi raramente relatada para essa espécie.
  • Curiosamente, dos poucos casos de extrusão peniana observados, alguns envolveram baleias macho direcionando seus pênis a outros machos, embora na maioria desses casos, a ação fosse parte de uma competição por acesso a fêmeas férteis.