Honda lançará cadeira que se move sozinha voltada para realidade aumentada

A UNI-ONE pode ser movida sem uso das mãos, o que permite que ela se adapte a experiências com óculos de RA
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 29/02/2024 09h37
cadeira honda
Imagem: Divulgação/Honda
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Honda prepara um lançamento bem interessante na Conferência SXSW, que ocorrerá em breve, no Texas. A empresa deverá apresentar a UNI-ONE, uma cadeira elétrica projetada especificamente para experiências de entretenimento de realidade aumentada. As informações são do Engadget.

Leia mais:

Será possível para os usuários conduzir a UNI-ONE sem usar as mãos. A cadeira se locomove apenas ao fazê-la se inclinar com o corpo, seja para frente, para trás, para os lados ou na diagonal.

A Honda desenvolveu esse tipo de tecnologia pensando em combiná-la com um dispositivo de realidade aumentada. Dessa forma, quem usar a UNI-ONE pode ter uma experiência completa em um jogo ou atividade, usando a locomoção da cadeira juntamente ao headset.

Testes do uso dos dispositivos em conjunto já foram feitos

  • A ideia, a princípio, parece ousada e até perigosa, mas a Honda já vinha testando esse tipo de uso desde o ano passado.
  • No Suzuka Circuit Park, no Japão, por exemplo, a companhia criou uma atividade em que os usuários tinham de controlar o veículo elétrico e navegar nele conforme as cenas exibidas em um tablet.
  • Já no Texas, no SXSW, as pessoas poderão testar a UNI-ONE junto a um headset de realidade virtual e escolhendo um game de VR para se aventurar.
Imagem: Divulgação/Honda

A cadeira elétrica possui um assento ajustável, para que o usuário possa colocá-lo mais alto ou baixo para poder se comunicar melhor com as outras pessoas ao seu redor. Não é preciso de fios, pois funciona com bateria, tem velocidade máxima de 3,7 mph (aprox. 6 km/h) e pode suportar passageiros de até 109,77 kg.

A Honda acredita que o dispositivo tem potencial para ser usado em várias situações de entretenimento e criar experiências internas e externas de uma maneira não vista antes, seja para jogos de corrida, em parques temáticos ou qualquer instalação possível de se explorar.

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.