A companhia chinesa Oppo acaba de apresentar um protótipo de óculos de Realidade Aumentada (AR) com assistente de voz e Inteligência Artificial generativa.

O Air Glass 3 foi o principal destaque do estande da empresa, uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo, na Mobile World Congress (MWC) 2024.

publicidade

Leia mais

O Air Glass 3 parece um par de óculos normal, bonito e que se passa tranquilamente como uma peça do dia a dia – diferente do trambolhão pesado do Apple Vision Pro. Essa era justamente a aposta da Oppo.

publicidade

A marca acredita que o futuro dos vestíveis (wearables) está em peças que pareçam normais, que sejam confortáveis e que a gente tenha vontade de usar.

É claro que o novo produto é menos potente e com menos funções que o Vision Pro. O investimento, no entanto, foi no design. Além, claro, da aposta na IA.

publicidade

Segundo a Oppo, os óculos estão equipados com um assistente de voz que é alimentado por um grande modelo de linguagem (LLM) da própria marca chinesa, chamado AndesGPT.

O chatbot é capaz de “realizar pesquisas de informações e conduzir conversas para auxiliar os usuários em tarefas como planejar viagens”, disse a empresa em comunicado.

publicidade

Um detalhe importante é que Air Glass 3 precisa ser conectado a um smartphone Oppo e funciona, por enquanto, apenas na China.

Um pouco sobre o mercado

  • A Oppo disse em um comunicado à imprensa que acredita que os seus óculos são um “portador de hardware adequado para IA se tornarem os melhores companheiros para smartphones”.
  • Esses óculos pesam apenas 50 gramas.
  • Como se trata apenas de um protótipo, não está claro se a Oppo planeja comercializá-los.
  • O Air Glass 2, por exemplo, a versão anterior do modelo, não chegou ao público geral.
  • Apesar de não ter engrenado ainda, a Oppo aposta bastante nesses mercado dos óculos de realidade aumentada ou realidade mista.
  • A companhia se apoia em algumas pesquisas de mercado.
  • A empresa de pesquisa IDC, por exemplo, afirma que, no ano passado, foram vendidos apenas 500 mil exemplares desses itens no mundo todo.
  • Esse número, no entanto, poderá disparar em 2027, quando deve chegar a 6,8 milhões de unidades, segundo a estimativa.

As informações são da CNBC.

MWC 2024

A edição de 2024 do Mobile World Congress (MWC), a maior feira de tecnologia móvel do mundo, começou nesta segunda-feira (26) e vai até quinta-feira (29). O evento, realizado em Barcelona, na Espanha, oferece palco para novos conceitos das principais fabricantes e operadoras do mundo.

Esta é uma retomada da feira após dois anos parada, por conta da pandemia, e um retorno gradual em 2023. A expectativa de público para 2024 é de 90 mil pessoas passando pela MWC ao longo dos próximos dias.

As principais gigantes do setor participam e prometem um 2024 agitado, com empresas anunciando novos e poderosos modelos de celulares, tem ainda um smartphone sem apps que funciona a partir de uma IA, além de uma tecnologia que permite controlar um carro apenas com os olhos!

O Olhar Digital acompanha cada novidade lançada no evento. Você pode conferir todas as informações relacionadas ao MWC aqui neste link.